Disciplina: Prestação de Serviços e de Cuidados à Pessoa ao Longo do Ciclo Vital
Área Científica:
Enfermagem
HORAS CONTACTO:
96 Horas
NÚMERO DE ECTS:
8 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Incentivar e apoiar na realização das ABVD e AIVD;
2 - Conhecer procedimentos básicos de segurança, incentivando a pessoa/família a adotá-los;
3 - Incentivar a socialização e a ocupação;
4 - Orientar para a procura de ajuda de profissional habilitado;
5 - Prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
6 - Conhecer os princípios procedimentais dos vários cuidados à pessoa/família, contemplados nas suas funções, na área da higiene e conforto; alimentação e hidratação e eliminação vesical e intestinal;
7 - Implementar procedimentos seguros, para o profissional e para o utente, nas suas funções;
8 - Relacionar a sua atuação profissional com a fundamentação teórica nas vertentes da anatomia e fisiologia;
9 - Compreender a relação entre a sua atuação e a qualidade de cuidados prestados ao utente.
Conteúdos / Programa:
1 - Planeamento de serviços e cuidados à pessoa;
2 - Cuidados de: higiene e conforto; alimentação e hidratação; eliminação vesical e intestinal; nas transferência e posicionamento do utente;
3 - Princípios ergonómicos.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Direção Geral da Saúde , 2014 , Tabela Nacional de Funcionalidade - Adulto em Idade Ativa com Doença Crónica - Manual de Utilização. , Portugal: Ministério da Saúde
Oliveira, I. B. , 1998 , Melhoria contínua nas organizações de prestação de cuidados de saúde. , Centro de Estudos de Management
Lesemann, F. & Martin, C. , 1995 , Estado, comunidade e família face à dependência dos idosos. , Sociologia ? Problemas e Práticas, n.º 17
Mateus, D. ; Oliveira, A. D. , 2012 , Manual para Assistentes Operacionais de Saúde - para Uma Prática Competente , Lisboa: Lusociência.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do regulamento de avaliação da aprendizagem da UMa, nomeadamente em época normal: 1 frequência (40%), 1 trabalho de grupo (30%) e uma prova prática individual (30%). A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.