Disciplina: Estágio
Área Científica:
Ciências Informáticas
HORAS CONTACTO:
840 Horas
NÚMERO DE ECTS:
30 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Os objectivos desta unidade curricular são, basicamente, colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas várias unidades de formação que fazem parte do plano de curso. O objectivo do curso é formar um Técnico Superior em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação; o objectivo do estágio é aplicar, em contexto de trabalho, os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nas aulas.
O Técnico Superior em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação é o profissional que, de forma autónoma ou sob orientação/integrado numa equipa, é, capaz de planear, implementar e manter aplicações informáticas para uma organização, com capacidade de responder aos desafios colocados em ambientes de trabalho competitivos, nomeadamente no acompanhamento da evolução tecnológica, bem como dar resposta aos desafios emergentes dos pontos de vista comercial, organizativo e social.
Conteúdos / Programa:
1. Construir aplicações informáticas e outros sistemas de informação
2. Conceber e manusear uma base de dados tendo em vista a resolução de problemas de negócio ou outros e de suporte aos respectivos sistemas de informação.
3. Implementar sistemas de informação baseados em tecnologias Web, através da utilização de sistemas de computação clássicos e de dispositivos móveis.
4. Configurar e gerir aplicações de sistemas de informação nas organizações.
5. Criar especificações de software com recurso às principais metodologias e técnicas de desenvolvimento de software.
6. Produzir software de qualidade, bem organizado e obedecendo a um certo número de convenções.
7. Desenhar e implementar interfaces intuitivas e de fácil utilização, respeitando padrões de utilização e acessibilidade.
8. Gerir, manter e monitorizar sistemas, redes, servidores e serviços.
9. Consultar e produzir documentação em português e inglês.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Os livros, manuais a consultar dependem de cada projeto de estágio específico, sendo indicados caso a caso.
Métodos e Critérios de Avaliação:
1. O estágio é objecto de avaliação contínua.
2. Na classificação final de cada estágio são ponderados os seguintes aspectos: a) o desempenho do aluno durante o estágio, considerando o plano individual de formação previamente definido. Este terá a ponderação de 50% para a classificação final, considerando a avaliação quantitativa do orientador e a avaliação qualitativa do tutor da entidade de acolhimento; b) o relatório final terá a ponderação de 50% para a classificação final.
3. A classificação final do aluno é a média ponderada das classificações obtidas pela avaliação de desempenho e pelo relatório.
4. A classificação final do estágio é expressa numa escala de 0 a 20 valores, com arredondamento às unidades.
5. Considera-se aprovado na unidade curricular de estágio o aluno que obtenha uma classificação igual ou superior a dez valores em cada uma das componentes de avaliação.
6. A classificação resultante da avaliação efetuada não está sujeita a recurso ou melhoria.