Disciplina: Gestão do Stress e Intervenção Psico-Social em Emergência

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Reconhecer as diferentes manifestações associadas ao stress em situações de crise e emergência.
2 - Caracterizar as diferentes formas de intervenção psicossocial em emergência e catástrofe e os papéis que o agente de proteção civil pode desempenhar nas mesmas.

Conteúdos / Programa:

1 - Crise, emergência, desastre e catástrofe: definições.
2 - Stress e respostas ao stress.
3 - Stress pós-traumático.
4 - Perdas e lutos: manifestações psicológicas e físicas.
5 - A intervenção psicossocial em crises e catástrofes.
6 - Apoio emocional a vítimas e profissionais: gestão do stress pós-traumático em vítimas e do stress e burnout nos profissionais.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Beja, M. J.; Portugal, A.; Câmara, J.; Berenguer, C.; Rebôlo, C.; Crawford, C., & Gonçalves, D. , 2018 , Primeiros socorros psicológicos: Intervenção psicológica na catástrofe , s/ed
Brataas, K. , 2018 , Crisis communication: case studies and lessons learned from international disasters , New York: Routledge
Franco, M.H. (Org.) , 2015 , A intervenção psicológica em emergências: Fundamentos para a prática , São Paulo: Summus Editorial
Pereira, M. (Coord.) , 2015 , Intervenção psicológica em crise e catástrofe , Lisboa: OPP

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A avaliação da UC envolverá 2 componentes: Teórico (50%) - Frequência; Teórico-prático (50%): trabalho em equipa (40%), com apresentação à turma e entrega por escrito; trabalho individual (10%). Trabalhos avaliados de acordo com critérios de originalidade/criatividade, rigor e precisão na abordagem e organização e fio condutor. A classificação final da UC resulta da média ponderada de todas as componentes, que deverá ser igual ou superior a 9,5 valores. A componente prática não é recuperável na época de recurso.

Regente da Disciplina:

Fábia Carina Camacho Sousa