Disciplina: Autocuidado, Estilos de vida e Envelhecimento Bem Sucedido

Área Científica:

Trabalho Social e Orientação

HORAS CONTACTO:

53 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender o conceito e as dimensões do autocuidado na pessoa idosa.
2 - Identificar fatores condicionantes do autocuidado na pessoa idosa.
3 - Conhecer instrumentos de avaliação da capacidade funcional e autonomia/dependência para o autocuidado.
4 - Conhecer estratégias de intervenção para apromoção do autocuidado da pessoa idosa.
5 - Planear intervenções promotoras de comportamentos de autocuidado e de bem-estar da pessoa idosa.

Conteúdos / Programa:

1 - Modelos explicativos do autocuidado da pessoa idosa.
2 - Comportamentos de autocuidados na pessoa Idosa (Atividades Básicas de Vida Diária e Atividades Instrumentais de Vida Diária.
3 - Capacidade funcional e autonomia/dependência para o autocuidado- instrumentos de avaliação e classificação.
4 - Promoção do autocuidado para um envelhecimento bem-sucedido (respiração, alimentação e hidratação, mobilização, eliminação; cuidar do ambiente e da segurança; cuidar do corpo e do arranjo pessoal e conforto; socialização, ocupação, recreação, lazer e cultura; espiritualidade, cuidados de saúde/vigilância de saúde, gestão da doença e da terapêutica, o final de vida e os processos de perda, luto e morte).
5 - Dignificação do fim de vida e apoio no luto.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Almeida, J.L., Sousa P., Afonso H. , 2014 , Perspetivas sobre o envelhecimento ativo , Editorial Cáritas
Ash, A. , 2014 , Safeguarding Older People from Abuse , Policy Press
Fonseca, A. , 2014 , Envelhecimento, saúde e doença. Novos desafios para a prestação de cuidados a idosos , Coisas de Ler
Barbosa, M. M., Guimarães, P., Afonso, R. M., Yanguas, J.& Paúl C. , 2021 , Cuidados centrados na pessoa idosa: Uma abordagem de promoção de direitos , Centro de Desenvolvimento Académico Universidade da Madeira
Laczko, F & Victor, C. , 2000 , Social policy and elderly people: the role of community care , Ashgate
Martins, T., Araújo, M. F., Peixoto, M. J. & Machado, P. P. , 2016 , A pessoa dependente e o familiar cuidador. Enfermagem , Porto
Martínez, T. , 2016 , La Atención Centrada en la Persona en los servicios gerontológicos: modelos de atención y evaluación , Fundación Pilares para la Autonomía Personal
Petronilho, F., Pinheiro, E. Machado, M. , 2021 , Transições, promoção de independência/autonomia no autocuidado e do papel do cuidador familiar , Portugal: Sabooks/Lusodidacta
Petronilho, F.; Machado, M. , 2016 , Teorias de Enfermagem e Autocuidado: Contributos para a Construção do Cuidado de Reabilitação , Lusodidacta
Petronilho, F. , 2012 , Autocuidado: Conceito Central da Enfermagem , Formasau
Ribeiro, O. & Paúl, C. , 2018 , Manual de envelhecimento ativo. 2ª ed. , Lidel: Edições Técnicas
Sales, A L & Cordeiro, N , 2012 , Envelhecer saudável e ativo , Lidel: Edições Técnicas
Sequeira, C. , 2010 , Cuidar de Idosos com Dependência Física e Mental , Lidel
Silva, T. A. C. & Gonçalves, K. G. F. , 2017 , Manual de Lazer e Recreação - O Mundo Lúdico ao Alcance de Todos. 2.ª ed. , Phorte Editora
World Health Organization , 2015 , World report on ageing and health , WHO
World Health Organization , 2021 , Global report on ageism , WHO

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. Metodologia de Avaliação: Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes da UMa, nomeadamente em época normal. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.