Disciplina: Ambientes e Serviços Amigos do Envelhecimento Bem Sucedido

Área Científica:

Trabalho Social e Orientação

HORAS CONTACTO:

84 Horas

NÚMERO DE ECTS:

8 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Identificar os aspetos que tornam as cidades saudáveis e amigas da pessoa idosa.
2 - Desenvolver ambientes promotores de envelhecimento bem sucedido.
3 - Refletir sobre o conceito de Aging in Place e suas implicações.
4 - Reconhecer a importância do apoio domiciliário no envelhecimento bem sucedido.

Conteúdos / Programa:

1 - Cidades saudáveis e amigas da pessoa idosa.
2 - Criação e adequação de ambientes promotores do envelhecimento bem sucedido.
3 - Aging in Place.
4 - A promoção e valorização de modalidades de envelhecimento em casa e na comunidade.
5 - O apoio domiciliário no envelhecimento bem sucedido.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Faleiros, V. P. , 2013 , Autonomia Relacional e Cidadania Protegida: Paradigma para Envelhecer Bem. , Lisboa: Pactor - Edições de Ciências Sociais, Forenses e da Educação
Fonseca, A. M. , 2021 , Ageing in Place ? Envelhecimento em Casae na Comunidade. Modelos e estratégias centrados na autonomia, participação social e promoção do bem-estar das pessoas idosas , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Organização Mundial da Saúde , 2007 , Guia Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Paúl, C. & Ribeiro, O. , 2012 , Manual de Gerontologia. Aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento , Lidel
Pinto, T. & Lopes, A. , 2012 , Cidades Amigas das Pessoas Idosas? ? Implicações e Recomendações de um Estudo Nacional: O quedizem os munícipes, o que pensam os especialistas e o que se vivencia nos espaços , Lourosa: Associação VIDA-Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Ativo
Sequeira, C. , 2010 , Cuidar de Idosos com Dependência Física e Mental , Lidel
Veríssimo, M. T. , 2014 , Geriatria Fundamental. Saber e Praticar , Lidel

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. Metodologia de Avaliação: Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes da UMa, nomeadamente em época normal. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.