Disciplina: Métodos Quantitativos Aplicados
Área Científica:
Estatística
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Compreender a importância da matemática e da estatística na sociedade atual;
2 - Utilizar a matemática e a estatística na análise e compreensão de situações da realidade;
3 - Formular matematicamente problemas simples;
4 - Aprofundar a capacidade de resolver problemas, desenvolvendo estratégias variadas de resolução;
5 - Desenvolver o sentido crítico relativamente a procedimentos e resultados matemáticos e estatísticos;
6 - Exprimir, oralmente e por escrito, raciocínios, procedimentos e conclusões, utilizando linguagem própria da estatística e da matemática em geral.
Conteúdos / Programa:
1 - Matemática elementar (revisões):
1.1 - Operações aritméticas;
1.2 - Números inteiros relativos, decimais e frações;
1.3 - Rácio, proporção, percentagem;
1.4 - Unidades de medida (reduções e conversões).
2 - Matemática aplicada à gestão de recursos:
2.1 - Funções polinomiais (linear, quadrática);
2.2 - Programação linear.
3 - Estatística (análise quantitativa):
3.1 - Distribuições de Frequências;
3.2 - Medidas de Localização e Dispersão;
3.3 - Representações gráficas.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Neves, Mª Augusta F., Faria, L. & Ribeiro, B. , 2015 , MACS - Matemática Aplicada às Ciências Sociais: 10º ano. , Porto: Porto Editora
Barbosa, D., & Milone, G. , 2004 , Estatística Aplicada ao Turismo e Hotelaria , São Paulo: Pioneira Thompson Learning
Reynolds, J. J. & Harshbarger, R. J. , 2006 , Matemática Aplicada Administração, Economia e Ciências Sociais e Biológicas , McGraw Hill. Brasil
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais. Recursos didáticos: Desenvolvimento dos conteúdos programáticos através da análise de casos práticos reais, concretizando e aplicando os conhecimentos adquiridos. Apontamentos da unidade curricular (guiões, fichas de exercícios e calculadora). Elementos de avaliação: 2 frequências cada uma com um peso de 50%. Nota mínima em cada frequência: 7,5 valores. A classificação de uma ou das duas frequências pode ser recuperada por exame escrito, mantendo-se a ponderação utilizada durante o período letivo.