Disciplina: Gestão de Redes Sociais

Área Científica:

Marketing e Publicidade

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Reconhecer a importância das principais plataformas de redes sociais na realização dos objectivos de marketing e comunicação; 2. 3. 4.
2 - Utilizar as Redes Sociais para promover a realização dos objectivos de comunicação e marketing;
3 - Integrar as redes sociais nas estratégias de criação de marca;
4 - Gerir a presença online das marcas de turismo através de desenvolvimento de estratégias de conteúdos.

Conteúdos / Programa:

1 - Definição de Gestão de Redes Sociais.
1.1 - O que são Redes Sociais: perspectiva socio-comunicacional.
1.1.1 - A transformação na forma como comunicamos.
1.1.2 - A urgência de comunicar e de partilhar.
1.2 - As Redes Sociais como elementos estratégicos do Marketing Digital.
1.3 - Redes Sociais e o Marketing directo, as Relações Públicas e a Publicidade.
1.4 - Quem é o Gestor de Rede Sociais (Social Media Manager).
2 - Plataformas de Redes Sociais e Influenciadores.
2.1 - Encontrar as plataformas de redes sociais adequadas.
2.2 - Principais plataformas de redes sociais:
2.2.1 - Facebook;
2.2.2 - Twitter;
2.2.3 - YouTube;
2.2.4 - Linkedin;
2.2.5 - Snapchat;
2.2.6 - Pinterest.
2.3 - Tipos de Influenciadores.
2.3.1 - Bloggers and VBloggers.
2.3.2 - You Tubers.
3 - Campanhas de Comunicação em Redes Sociais.
3.1 - O plano de campanha.
3.1.1 - Objectivos.
3.1.2 - Identificação de meios.
3.1.3 - Criação de conteúdos.
3.1.4 - Medição de resultados.
3.2 - Princípios da Comunicação em Redes Sociais.
3.2.1 - Autenticidade.
3.2.2 - Instantaneidade.
3.2.3 - Interpelação comunidades digitais.
3.2.4 - Gestão da comunicação ao longo do tempo.
3.3 - Princípios de Criação de Conteúdos.
3.3.1 - Conteúdos que educam.
3.3.2 - Conteúdos que atraem clientes.
3.3.3 - Conteúdos que desencadeiam uma ação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Fialho, J.; Santos, M. O.; Baltazar, M. S. & Saragoça, J. , 2018 , Redes Sociais: Para uma Compreensão Multidisciplinar da Sociedade , Lisboa: Edições Sílabo
Kolb, B. , 2017 , Tourism Marketing for Cities and Towns. Using Social Media and Branding to Attract Tourists , London: Routledge
Macarthy, A. , 2019 , 500 Dicas de Marketing nas Redes Sociais: Estratégias essenciais para Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Linkedin, Youtube, Snapchat , Lisboa: Editorial Presença
Marques, V. , 2016 , Redes Sociais 360 - como comunicar online , Lisboa: Actual Editora
Mendes, A. , 2019 , Gestão de Redes Sociais para Empresas , Lisboa: Marcador
Rez, R. , 2018 , Marketing de Conteúdo - a moeda do séc. XXI , Lisboa: Marcador
Safko, L.; Brake, David K. , 2010 , A Bíblia da Mídia Social: Táticas, Ferramentas e Estratégias Para Construir e Transformar Negócios , São Paulo: Blucher

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais. Recursos didáticos: Desenvolvimento dos conteúdos programáticos através da realização de exercícios e estudos de caso. Utilização de computadores para a realização dos exercícios práticos e a aprendizagem de alguns conteúdos do programa, bem como se observarem casos de estudo.

Regente da Disciplina:

Catarina Fabiana Vieira Nóbrega