Disciplina: Comportamento do Consumidor Online
Área Científica:
Marketing e Publicidade
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Adquirir competências básicas na área do comportamento do consumidor;
2 - Compreender os determinantes do comportamento do consumidor online;
3 - Compreender o funcionamento dos mecanismos de gestão do relacionamento com o cliente online;
4 - Entender a adaptação da estratégia e das ferramentas operacionais de marketing ao consumidor online;
5 - Analisar o comportamento do consumidor socialmente responsável;
6 - Perceber o comportamento dos turistas e os mecanismos de comunicação de marketing das empresas turísticas na relação com este novo consumidor;
7 - Discutir e criticar casos reais de comportamento do consumidor;
8 - Propor ações de marketing que incorporem o conhecimento do comportamento do consumidor online.
Conteúdos / Programa:
1 - Noções básicas de comportamento do consumidor;
2 - Determinantes do comportamento do consumidor e processo de decisão no consumo;
3 - O consumidor como indivíduo e enquanto membro de grupos sociais;
4 - A pesquisa do comportamento do consumidor: metodologias tradicionais e novo panorama digital;
5 - Os novos hábitos de consumo na era digital: como estudar e operacionalizar informação sobre o consumidor;
6 - Ações de marketing baseadas no comportamento online;
7 - Comportamento do consumidor Online no Turismo.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Cardoso, A.A. , 2009 , O comportamento do consumidor , Lisboa, Lidel
Marques, V. , 2016 , Redes Sociais 360 , Lisboa, Actual Editora
Lindon, D.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P.; Rodrigues, J. V. , 2015 , Mercator teoria e prática de marketing (16ª ed.) , Lisboa: Publicações Dom Quixote
Evans, M.; Jamal, A.; Gordon, F. , 2009 , Consumer Behaviour , Wiley
Swarbrooke, J. & Horner, S. , 2007 , Consumer Behaviour in Tourism (2nd. ed.) , Elsevier
Solomon, M. , 2018 , Consumer behaviour: buying, having and being , NY: Prentice Hall
Close, A. , 2012 , Online consumer behavior: Theory and research in social media, advertising and e-tail , London: Routledge.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais. Exposição dos conceitos e conteúdos programáticos através de material próprio elaborado pelo docente, estudos de caso, artigos de revistas especializadas e websites, incentivando o debate e apresentações em aula.