Disciplina: Geografia e Estrutura dos Mercados Turísticos

Área Científica:

Turismo e Lazer

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Enquadrar e compreender as dinâmicas geo-territoriais de Portugal.
2 - Conhecer a posição geográfica de Portugal e compreender a influência dessa posição nas características físicas e humanas do território.
3 - Conhecer e compreender os contrastes físicos e humanos do país, à escala regional.
4 - Associar as características do território às potencialidades para o desenvolvimento da atividade turística.
5 - Compreender o papel do turismo no desenvolvimento e na estruturação territorial.
6 - Compreender o património como recurso turístico.
7 - Conhecer e utilizar os métodos e técnicas de observação e interpretação do território, fundamentais à informação turística.
8 - Saber analisar e interpretar gráficos e mapas de diversas variáveis

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução ao estudo da geografia do Turismo:
1.1 - Geografia física;
1.2 - Geografia humana;
1.3 - Natureza, sociedade e o turismo;
2 - O turismo na sociedade contemporânea:
2.1 - Identificação de impactos no território;
2.2 - Impactos ambientais do turismo;
2.3 - Avaliação de impactos do turismo;
2.4 - O espaço turístico e o desenvolvimento de produtos turísticos no Arquipélago da Madeira;
2.4.1 - Turismo litoral;
2.4.2 - Turismo em áreas urbanas;
2.4.3 - Turismo rural;
2.4.4 - Turismo de natureza;
2.4.5 - Turismo de aventura;
2.4.6 - Ecoturismo;
2.4.7 - Geoturismo
3 - O mercado turístico:
3.1 - Oferta turística;
3.2 - Procura turística.
4 - Estrutura dos tipos de mercado turístico: o mercado mundial e o mercado português:
4.1 - A evolução do turismo internacional;
4.2 - Turismo na Europa;
4.3 - Turismo em África;
4.4 - Turismo na Ásia e na Oceânia;
4.5 - Turismo na América;
4.6 - Turismo em Portugal;
5 - Ferramentas SIGWeb aplicadas ao Turismo.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Williams, S., & Lew, A. A . , 2015 , Tourism geography: critical understandings of place, space and experience (3rd ed.) , Oxon, England: Routledge
Bonilla, J., & Bonilla, L. , 2015 , Manual de investigación de mercados turísticos , Madrid, Spain: Piramide
Humberto, J. , 2013 , La estructura economica de los mercados turísticos , Madrid, Spain: Editorial Universitaria Ramon Areces
Fernánd ez, J., Martin, E., & Abad, C , 2009 , Geografia turística mundial , Madrid, Spain: Editorial Universitaria Ramon Areces
Anastácio, R. et al , 2016 , Gestão integrada do território e do património: a importância dos Sistemas de Informação Geográfica , SÉMATA, Ciências Sociais e Humanidades
Silva, F. , 2008 , Sistemas de Informação Geográfica na Internet aplicados ao Turismo , ISEGI - UNL
UNESCO , 2002 , Managing Tourism at World Heritage Sites: a Practical Manual for World Heritage Site Managers , UNESCO

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais. Recursos didáticos: Desenvolvimento dos conteúdos programáticos através de material elaborado pelo docente e realização de exercícios, concretizando e aplicando os conhecimentos adquiridos.

Regente da Disciplina:

Rossana Andreia Neves dos Santos