Disciplina: Empreendedorismo
Área Científica:
Gestão e Administração
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Identificar e compreender os tipos de estruturas empresariais e os fundamentos do processo empreendedor;
2 - Caraterizar o empreendedor;
3 - Avaliar a importância do ambiente empreendedor;
4 - Caraterizar a atividade empreendedora no setor do turismo;
5 - Compreender o processo empreendedor e de inovação;
6 - Incentivar o aluno na procura, identificação e avaliação de oportunidades de negócio;
7 - Criar condições para que o aluno possa criar o seu próprio posto de trabalho através da apresentação de uma ideia de negócio e desenvolvimento do plano de negócios.
Conteúdos / Programa:
1 - Conceitos fundamentais sobre organização empresarial;
2 - Introdução ao Empreendedorismo;
3 - Atividade e Processo Empreendedor;
4 - O pensamento empreendedor: da ideia ao negócio;
5 - A avaliação de oportunidades e de plataformas digitais;
6 - O Empreender em Portugal e no sector do Turismo;
7 - Empreendedorismo e inovação;
8 - Plano de negócios.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Carvalho, J. E. , 2014 , Gestão de Empresas - Princípios Fundamentais (3.ª ed.) , Edições Sílabo: Lisboa
Costa, H. , 2910 , Criação & Gestão de Micro-Empresas & Pequenos Negócios , Lidel: Lisboa
Ferreira, M., Serra, F., Santos, J. , 2010 , Ser Empreendedor - Pensar, Criar e Moldar a nova Empresa , Edições Sílabo: Lisboa
IAPMEI , 2016 , Manual do Empreendedor 2016 , Lisboa: APMEI- Agência para a competitividade e Inovação
I.P. Osterwalder, A. and Pigneur, Y. , 2010 , Business Model Canvas , John Wiley and Sons: New Jersey
Sarkar, S. , 2014 , Empreendedorismo e Inovação , Escolar Editora: Lisboa
Duarte, C. & Esperança, J. P , 2014 , Empreendedorismo e Planeamento Financeiro , Edições Sílabo: Lisboa
Sotiriadis, M. , 2018 , The Emerald Handbook of Entrepreneurship in Tourism, Travel and Hospitality: Skills for Successful Ventures , Emerald Publishing Limited: UK
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais. Recursos didáticos: Exposição dos conteúdos programáticos através de material elaborado pelo docente e da exploração e análise de diferentes casos práticos, relacionando-os com a realidade empresarial.