Disciplina: Introdução ao Marketing

Área Científica:

Marketing e Publicidade

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer e operacionalizar os conceitos de mercado, consumo, consumidor, marketing;
2 - Reconhecer o lugar do Marketing na sociedade atual, caracterizada por uma economia de mercado;
3 - Reconhecer-se como consumidor, nas suas dimensões de objeto de ações de marketing e decisor em opções de compra;
4 - Reconhecer o mercado como um espaço onde a empresa atua, envolvida por diferentes entidades (clientes, concorrentes, fornecedores) e sujeita a diversas pressões (a economia, a legislação, a reputação, etc.)
5 - Reconhecer a importância da segmentação de mercado;
6 - Compreender a importância do posicionamento da marca;
7 - Compreender e saber aplicar o Marketing-Mix a uma oferta empresarial;
8 - Reconhecer a importância da Marca no âmbito do Marketing;
9 - Conseguir, através de uma metodologia pedagógica de natureza ativa e interativa, evoluir do conhecimento teórico para o conhecimento prático.

Conteúdos / Programa:

1 - A importância do Marketing.
1.1 - Conceitos fundamentais.
1.2 - Processos de Marketing.
1.3 - Mercado.
2 - A Estratégia de Marketing.
2.1 - Meio envolvente de Marketing.
2.2 - Posicionamento.
2.3 - Segmentação de mercado.
3 - O Marketing Mix.
3.1 - Produtos, serviços e marca.
3.2 - Ações e estratégias de preço.
3.3 - Canais de distribuição, logística e retalho.
3.4 - Comunicação.
4 - Marketing relacional.
5 - Gestão de marketing no sector turístico.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Lendrevie, J., Baynast, A., Dionísio, P., Rodrigues, J.V. , 2015 , Mercator da Língua Portuguesa , Publicações Quixote, Alfragide
Kotler, Philip; Bowen, John; Makens, James , 2004 , Marketing para Turismo , Pearson, Madrid
Fisk, R. P.; Grove, S. J.; John, J. , 2014 , Services Marketing, International Edition , South-Western Cengage Learning
Kotler, P. & Armstrong, G. , 2016 , Principles of Marketing , Global Edition, Pearson Education
Kotler, P. & Keller, K. , 2016 , Marketing Management , Global Edition, Pearson Education

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Recursos didáticos: Exposição dos conceitos e conteúdos programáticos através de material próprio elaborado pelo docente, estudos de caso e artigos, incentivando o debate e apresentações em aula. De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais.