Disciplina: Informação em Turismo e Técnicas Comerciais

Área Científica:

Turismo e Lazer

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Identificar, analisar e aplicar várias fontes de informação e promoção em turismo.
2 - Analisar as necessidades de informação provenientes dos serviços turísticos.
3 - Desenvolvimento de técnicas comerciais aplicadas aos diferentes domínios do turismo (alojamento, animação turística, agências de viagens).

Conteúdos / Programa:

1 - Fontes de Informação em Turismo.
1.1 - A importância da informação em turismo;
1.2 - Fontes de informação em turismo: postos de turismo, agências de viagens, websites, entre outros;
1.3 - Tipos de informação requerida (alojamento, transportes, atividades e lugares de interesse);
1.4 - Processos de solicitação de informação (pessoal, correio, telefone, fax, email);
1.5 - Recolha e atualização de informação;
1.6 - Prestação de serviços como intermediários.
2 - Promoção Turística.
2.1 - Importância da promoção turística;
2.2 - Técnicas, ações e programas de promoção turística;
3 - Técnicas Comerciais.
3.1 - Função comercial nas empresas;
3.2 - Processo de negociação;
3.3 - Vantagens e desvantagens na negociação;
3.4 - Aplicação de técnicas comerciais em vários contextos do turismo (alojamento, agências de viagens, etc).

Bibliografia / Fontes de Informação:

Carvalho, J. , 2013 , Negociação , Edições Sílabo
Longo, G. , 2011 , Organização nas Empresas e Técnicas Comerciais , Editora Baraúna Se
Brito, L. , 2014 , Informação Turística , Lisboa: Editora Chiado
Paula, A. , 2017 , Cadeia produtiva do Turismo , S.Paulo: Editora Senac

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas terão uma forte componente prática, com análise de estudos de caso e aplicação de técnicas de roleplay, para análise e formatação da informação turística para as diferentes profissões na área do turismo, para os vários perfis de turistas, potenciais e efetivos, para os agentes turísticos e para os meios de comunicação atuais, dando-se relevância ao trabalho contínuo dos alunos em sala. A avaliação basear-se-á num teste escrito com a ponderação de 50% e em um trabalhos prático de grupo, com peso de 50%. Apenas o teste poderá ser recuperado em época de recurso e ser objeto de melhoria.