Disciplina: Operações de Alojamento
Área Científica:
Hotelaria e Restauração
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Proporcionar a aquisição de competências técnicas para a execução de tarefas na industria do turismo.
2 - Formar profissionais com elevada qualidade técnica que permitam responder e compreender a área do turismo, através do domínio de conceitos relacionados com a gestão de alojamentos, de forma a garantir qualidade na prestação de serviços de turismo.
3 3- Compreensão dos principais conceitos dentro da realidade operacional de um hotel, desde a estrutura até às técnicas básicas de organização e funcionamento de uma unidade hoteleira. Partindo do alojamento até à manutenção, passando pela comercialização e acabando na manutenção e segurança, o aluno deverá entender e dominar na área teórico prática um conjunto de técnicas como funcionam do ponto de vista da afetação de recursos humanos e técnicos esses mesmos departamentos.
Conteúdos / Programa:
1 - Conceitos, Estrutura e Organização e classificações das Unidades de Alojamento (consolidação).
2 - Operações de funcionamento e Gestão de Front Office e Back Office- Reservas.
2.1 - Conceitos básicos;
2.2 - Tipos de quartos, tarifas e descontos;
2.3 - Sistemas de reservas;
2.3.1 - Yield Management;
2.3.2 - Comunicação, Atendimento, Postura e Ética hoteleira;
2.3.3 - Ficheiro de clientes/Lista Negra;
2.3.4 - Contratos com agentes de viagens, operadores turísticos, empresas complementares de serviços turísticos;
2.4 - Pedidos, alterações, anulações e cancelamentos de reservas;
2.5 - Situações especiais nas reservas/Vips;
2.5.1 - Reclamações;
2.6 - Reservas de agências de viagens/Reservas de grupos.
3 - Check-in.
3.1 - Registo de hóspedes;
3.2 - Formas de pagamento e garantias de estada.
4 - Check-out.
4.1 - Gastos de última hora;
4.2 - Apresentação e cobrança de contas;
4.3 - Comunicação e coordenação com outros serviços do hotel;
4.4 - Nigth Auditor.
5 - Os Relatórios.
6 - New Hotel.
7 - Andares
- Organização de recursos
- Funções específicas e tarefas do pessoal
- Perfil e missão da governanta
- Técnicas e funções das empregadas de quartos
- Relações interdepartamentais
8 A Lavandaria e Rouparia
- Organização e planeamento
- Tarefas e documentos
- O equipamento e material
- Turcos e linhos
- A área dos clientes
9 O Economato e a Cave
- Definição e introdução
- Organização e constituição do departamento
- Funções e tarefas
- Áreas, equipamento e implementação
10 Organização e Planificação da Cozinha
- As áreas de trabalho, divisão e distribuição.
- As tarefas e trabalho
- Organização de recursos humanos
- Função das chefias
- Desenrolar do serviço
- O equipamento e utensílios e sua distribuição por zonas
11 Os Serviços de Restauração
- Generalidades do serviço
- Tipos de serviço
- Constituição departamental
- Organização e funções
- Planificação de tarefas
- Documentação e controlo da operação
- Faturação e ligações interdepartamentais
12 A Manutenção e Conservação
- Organização e funções
- Serviços externos ao hotel
- Tendências atuais
13 Piscinas
Bibliografia / Fontes de Informação:
Baptista, M., Turismo: Gestão Estratégica, Lisboa: Editorial Verbo (2003).
Cunha, L., Economia e Política do Turismo, Lisboa: McGraw-Hill (1997).
Cunha, L., Introdução ao Turismo, 2ª ed., Lisboa: Editorial Verbo (2003).
Abbott, P. & Lewry, S., Front Office, Mem Martins: Edições CETOP (2006).
Hayes, D. K. & Ninemeier, J. D., Gestão de Operações Hoteleiras, São Paulo: Pearson Education (2005).
Métodos e Critérios de Avaliação: