Disciplina: Marketing em Turismo
Área Científica:
Marketing e Publicidade
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Conhecer e operacionalizar os conceitos de mercado, consumo, consumidor, marketing e marketing turístico
2 - Reconhecer o lugar do Marketing na sociedade atual, caracterizada por uma economia de mercado;
3 - Reconhecer-se como consumidor, nas suas dimensões de objeto de ações de marketing e decisor em opções de compra
4 - Reconhecer o mercado como um espaço onde a empresa atua, envolvida por diferentes entidades (clientes, concorrentes, fornecedores) e sujeita a diversas pressões (a economia, a legislação, a reputação, etc.)
5 - Reconhecer a importância da segmentação de mercado
6 - Compreender a importância do posicionamento da marca
7 - Compreender e saber aplicar o Marketing-Mix a uma oferta empresarial
8 - Reconhecer a importância da Marca no âmbito do Marketing
9 - Conseguir, através de uma metodologia pedagógica de natureza ativa e interativa, evoluir do conhecimento teórico para o conhecimento prático
10 - Saber elaborar um plano básico de marketing e, especialmente, aplicado ao turismo
Conteúdos / Programa:
1 - A importância do Marketing
1.1 - Conceitos fundamentais
1.2 - Processos de Marketing
1.3 - Mercado
2 - A Estratégia de Marketing
2.1 - Meio envolvente de Marketing
2.2 - Posicionamento
2.3 - Segmentação de mercado
3 - O Marketing Mix
3.1 - Produtos, serviços e marca
3.2 - Ações e estratégias de preço
3.3 - Canais de distribuição, logística e retalho
3.4 - Comunicação
4 - Marketing relacional
5 - Marketing digital
6 - Gestão de marketing no setor turístico
7 - Plano de marketing aplicado ao sector do turismo
Bibliografia / Fontes de Informação:
Lendrevie, J.; Baynast, A.; Dionísio, P.; Rodrigues, J.V. , 2015 , Mercator da Língua Portuguesa, 16.ª ed. , Publicações D. Quixote
Kotler, P.; Bowen, J.; Makens, J. , 2004 , Marketing para Turismo, 3. ª ed. , Pearson
Fisk, R. P.; Grove, S. J.; John.J. , 2014 , Services Marketing, International Edition, 4th ed. , Cengage Learning
Kotler, P. & Armstrong, G. , 2016 , Principles of Marketing, Global Edition, 16th ed. , Pearson Education
Kotler, P. & Keller, K. , 2016 , Marketing Management, Global Edition, 15th ed. , Pearson Education
Kotler, P., Setiawan, I. & Kartajaya, H. , 2017 , Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital , Actual Editora
McDonald, M.; Wilson, H. , 2007 , Marketing Plans, How to prepare them, how to use them , Wiley
Mullins J.; Walker O. & Boyd, H. , 2006 , Marketing Management: A Strategic Decision-Making Approach , McGraw-Hill College
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A avaliação da Unidade Curricular inclui a realização de uma frequências com um peso de 50% e de um trabalho com um peso de 50% na classificação da Unidade Curricular. A classificação mínima em cada um deste elementos é de 8 valores. Apenas a frequência pode ser recuperada em época de recurso e ser objeto de melhoria. O trabalhadores estudantes podem recuperar 100% da classificação final no exame de época de recurso ou na época especial.