Disciplina: Português e Técnicas de Comunicação Turística
Área Científica:
Língua e Literatura Materna
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Identificar as características da oralidade e da escrita.
2 - Interpretar textos orais e escritos, tendo em conta a sua especificidade tipológica e os elementos do ato comunicativo.
3 - Compreender a importância da comunicação na informação e comercialização turística.
4 - Treinar a expressão escrita em Português e aperfeiçoar as técnicas de expressão oral.
5 - Adequar as competências linguístico-comunicativas ou discursivas às necessidades do perfil técnico.
Conteúdos / Programa:
1 - A língua falada e a língua escrita como instrumentos de interação e de comunicação.
2 - As características específicas da comunicação oral e da comunicação escrita.
3 - Técnicas de expressão escrita.
3.1 - Da construção do parágrafo à estrutura do texto.
3.2 - Os articuladores do discurso.
3.3 - Clareza, coerência e coesão do texto.
4 - Textos utilitários.
4.1 - Textos expositivo-explicativos, incluindo projetos e relatórios.
4.2 - Textos publicitários e notícias.
4.3 - Currículo, memorando e programa.
5 - Comunicar em linha, utilizando ferramentas da Web.
6 - Técnicas de expressão oral: falar em público, estratégias de comunicação, o comunicador e o público.
Bibliografia / Fontes de Informação:
AAVV , 2013 , Gramática do Português, Volume I , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
AAVV , 2010 , Publicitor. Comunicação 360º Online-offline , Lisboa: Dom Quixote
AZEREDO, M. Olga et al , 1983 , Da Comunicação à Expressão , Porto: Editorial Asa
BALLENATO PRIETO, Guillermo , 2014 , Comunicação Eficaz , Lisboa: Escolar Editora
BALLENATO PRIETO, Guillermo , 2014 , Falar em Público. Arte e Técnica da Oratória , Lisboa: Escolar Editora
CÂMARA, J. Mattoso Jr. , 1961 , Manual de Expressão Oral e Escrita , Rio de Janeiro: J. Ozen Editor
CAETANO, Joaquim e RASQUILHA, Luís , 2004 , Gestão da Comunicação , Lisboa: Quimera Editores
CAETANO, Joaquim et al , 2010 , Publicidade. Fundamentos e Estratégias , Lisboa: Escolar Editora
CARRERA, Filipe , 2012 , Comunicar 2.0. A Arte de Bem Comunicar no Século XXI , Lisboa: Edições Silabo
CASTELEIRO, J. M. , 2001 , Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, Academia das Ciências de Lisboa , Lisboa: Verbo Editora
CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley , 1974 , Nova Gramática do Português Contemporâneo , Lisboa: Editora João Sá da Costa
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais.