Disciplina: Planeamento e Organização da Informação em Turismo
Área Científica:
Turismo e Lazer
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Capacitar os alunos na aplicação das principais metodologias de pesquisas aplicadas ao estudo do fenómeno turístico.
2 - Conhecer e desenvolver instrumentos de pesquisa para o diagnóstico da situação atual de destinos turísticos.
3 - Analisar criticamente as diversas técnicas de recolha e tratamento de dados.
Conteúdos / Programa:
1 - Planeamento da informação em turismo.
2 - Etapas do processo.
3 - Elaboração de projetos na área de Turismo.
4 - Planeamento do projeto.
5 - O estudo do mercado.
6 - Fontes de informação turística.
7 - Métodos de tratamento dos dados.
8 - Arquivo e documentação da informação.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Ateljevic, I., Pritchard, A. & MorganN. (Eds.) , 2007 , The Critical Turn in Tourism Studies: Innovative Research Methodologies , Amsterdam: Elsevier
Altinay, L. and A. Paraskevas , 2008 , Planning research in hospitality and tourism , Oxford: Elsevier Butterworth-Heinemann
Baragnaño, A. , s.d. , Métodos e Técnicos de investigação em Gestão , edições Sílabo
Fortin, M. F. , 2009 , Fundamentos e Etapas no processo de investigação , Lusodidata
Finn, M., Elliot-White, M. & Walton, M. , 2000 , Tourism and Leisure ResearchMethods: Data Collection, Analysis, and Interpretation , Harlow: Pearson Education
Nykiel, R. , 2007 , Handbook of Marketing Research Methodologies for Hospitality and Tourism , Binghantom: Haworth University Press
Ritchie, B., Burns, P. & Palmer, C. (Eds.) , 2005 , Tourism Research Methods: Integrating Theory with Practice , Wellingford: CABI
Veal, A. J. , 2006 , Research methods for leisure and tourism: A practical guide (3rd ed.). , Harlow, Pearson Education
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Recurso a métodos expositivo e interativo; realização de exercícios práticos em sala de aula, em grupo com pesquisas de informação e elaboração de projetos. A avaliação basear-se-á em testes escritos e em trabalhos práticos dando relevância ao trabalho contínuo dos alunos em sala de aula.