Disciplina: Projecto de Inovação Culinária
Área Científica:
Hotelaria e Restauração
HORAS CONTACTO:
60 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Identificar tendências e espaço de inovação no sector alimentar.
Desenvolver e executar o planeamento técnico e experimental necessário à definição, formulação e caraterização de um novo produto alimentar.
Compreender os conceitos, intervenientes e as etapas de desenvolvimento de novos produtos alimentares.
Conteúdos / Programa:
1. Definição e caracterização de novos produtos alimentares
2. Tendências de mercado
3. Valor acrescentado
4. Ciclo de vida de um produto
5. Etapas do desenvolvimento de novos produtos
6. Delineamento experimental na formulação de novos produtos alimentares
Bibliografia / Fontes de Informação:
Ruxton, G.D.; Colgrave, N. (2006), Experimental Design for the Life Sciences Oxford University Press, 2006
Brody, A. L., Lord, J.B. ,(2000), Developing new food products for a changing marketplace, CRC Gordon
W. Fuller (2005), New Food Product Development: from concept to marketplace, CRC
Métodos e Critérios de Avaliação:
25% participação/assuidade
40% trabalho parte - exposição escrita
35% trabalho parte - exposição oral