Disciplina: Projecto de Inovação Culinária

Área Científica:

Hotelaria e Restauração

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Identificar tendências e espaço de inovação no sector alimentar.

Desenvolver e executar o planeamento técnico e experimental necessário à definição, formulação e caraterização de um novo produto alimentar.

Compreender os conceitos, intervenientes e as etapas de desenvolvimento de novos produtos alimentares.

Conteúdos / Programa:

1. Definição e caracterização de novos produtos alimentares

2. Tendências de mercado

3. Valor acrescentado

4. Ciclo de vida de um produto

5. Etapas do desenvolvimento de novos produtos

6. Delineamento experimental na formulação de novos produtos alimentares

Bibliografia / Fontes de Informação:

Ruxton, G.D.; Colgrave, N. (2006), Experimental Design for the Life Sciences Oxford University Press, 2006

Brody, A. L., Lord, J.B. ,(2000), Developing new food products for a changing marketplace, CRC Gordon

W. Fuller (2005), New Food Product Development: from concept to marketplace, CRC

Métodos e Critérios de Avaliação:

25% participação/assuidade

40% trabalho parte - exposição escrita

35% trabalho parte - exposição oral