Disciplina: Design Aplicado à Culinária

Área Científica:

Hotelaria e Restauração

HORAS CONTACTO:

45 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

  1. Contacto com reflexões e processos de tomada de decisão inerentes ao pensamento de design.
  2. Desenvolvimento de pensamento crítico em relação ao que se come e à forma como se come. 
  3. Tomar decisões que proporcionem melhores experiências de degustação.
  4. Desenvolver competência no domínio da representação bidimensional
  5. Desenvolver modos próprios de expressão e comunicação visual
  6. Dominar conceitos estruturais da comunicação visual e da linguagem do design
  7. Fazer entender os modos de projetar como parte integrante do processo criativo
  8. Dar a conhecer as fases metodológicas do projeto de design
  9. Desenvolver capacidades de trabalho em equipa

 

No final o aluno deverá ser capaz de demonstrar e perceber como a teoria e a prática do design pode ser utilizada para recolher, editar e criar novos conceitos aplicados à culinária. E utilizar uma metodologia criativa e crítica na análise do seu trabalho e na prática do design como ferramenta culinária.

Conteúdos / Programa:

1-O pensamento de design.

LUGAR DO DESIGN (o que é o design?; breve história do design (enquadramento histórico e contemporâneo); o papel do designer diferente do papel de artista; o campo expandido do design (áreas de atuação)).

2- Os hábitos e culturas alimentares

FOOD DESIGN NOVO TERRITÓRIO: Os sentidos e o seu impacto no design de alimentos; Food Design Process; Somos o que comemos: o impacto cultural do food design

3- Os rituais de refeição

Qual a forma da nossa comida? Quais as formas com que comemos e de que forma comemos? Pode a comida estar em forma ou sem forma? Em que forma nos põe a comida? Humor e metáforas na alimentação.

4- A forma e a função dos alimentos

COMO PENSAM OS DESIGNERS ? MORFOLOGIA DA FORMA E DA COR: Forma; dimensão e escala; espaço; composição formal; cor e componentes físicas.

COMO FAZEM OS DESIGNERS: A cultura do projeto; os mecanismos de projeto em design, as diferentes hipóteses metodológicas (experimentação, escolhas, conflitos e decisões). A forma segue a função: a função dos alimentos (preservação, produção, transporte, onde e como comemos, reciclagem; dependência, partilha, comida funcional)

5- Ambientes e ferramentas de degustação

6- Interfaces alimentares

(7- Técnicas de apresentação)

(8- Técnicas de empratamento)

Bibliografia / Fontes de Informação:

ALEXANDER, C. (1973) Ensayos sobre la sintesis de la forma, Infinito, Buenos Aires

ARNHEIM, R. (1980) Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora

BALTZ, E. ; BOISSEAU, C. (2012) Love Foodbook, HC Editions, Paris

BISSON, D. (2012) Comestible Edible, Du Passage, Canada

BRÉTILLOT, M. (2010), Culinaire Design, Éditions Alternatives.

CATTERAL, C. (1999) Food: Design and Culture, Laurence King, London

CROSS, N. (2013) Design Thinking, Bloomsbury Academic

DENIS, R. (2002) Uma introdução à história do design, Editora Edgard Blucher, São Paulo

DUARTE, F. J., R. F., P. (2008) Fabrico Próprio - O Design da Pastelaria Semi-industrial, Edição de Autor

DONDIS, D. A., (1991) Sintaxe da Linguagem Visual, Martins Fontes Editora, São Paulo

ESAD Caldas da Rainha + ESAD Reims (2010) Paysages alimentaires, Editions La sauce

FEARNLEY-WHITTINGSTALL, J. (2010), The Ministry of Food, Hodder and Stoughton

FLUSSER, V. (2010) Uma filosofia do design, a forma das coisas, Relógio de Água, Lisboa

GRUIJTERS, K. (2016) Food Design: Exploring the Future of Food.

GUIXÉ, Marti. Knolke, I. (2011), Food Designing, Corraini Editore

HESKETT, J. (2005) Design, a very short introduction, Oxford University Press, London

HELLER, E. (2007) A Psicologia das Cores. Como actuam as cores sobre os sentimentos e a razão, Editorial Gustavo Gili, Barcelona

MUNARI, B. (1981) Artista e designer, Editorial Presença, Lisboa

MUNARI, B. (1981) Das coisas nascem coisas, Edições 70, Porto

MUNARI, B. (1968) Design e Comunicação Visual, Edições 70, Lisboa

MUNARI, B. (1981) Fantasia, invenção, criatividade e imaginação na comunicação visual, Editorial Presença, Lisboa

PASTOUREAU, M. (1997) Dicionário das Cores do nosso tempo. Simbólica e Sociedade. Editorial Estampa,Lisboa

KLANTEN, R. BOLHOFER, K. MOLLARD, A. (2011) Delicate: New Food Culture, Die Gestalten Verlag

LUPACCHINI, A., (2014) Food design - La trasversalità del pensiero progettuale nella cultura alimentare, List Lab Publishing

MAEDA, J. (2006)  The laws of simplicity, MIT Press.

NORMAN, D. (2004) Emotional Design: Why we love (or hate) everyday things, Basic Books, New York

RAYMOND, M.; SANDERSON, C.; KLANTEN, R.; EHMANN, S. (2008) Create: Eating, Design and Future Food, The Future Laboratory, Die Gestalten Verlag

SCHAAP, D. (2014) The Insect Cookbook: Food for a Sustainable Planet, Columbia University Press

SUMMERER, S.; HABLESREITTER, M. (2008) Food Design XL

TODOLI, V.  HAMILTON, R. (2009) Food for Thought. Thought for Food: A Reflection on the Creative Universe of Ferran Adria,  Actar; Slp edition

TRAITLER, Helmut; Coleman, Birgit; Hofmann, Karen (2014) Food Industry Design, Technology and Innovation,Wiley-Blackwell

VOGELZANG, M. (2009), Eat Love, BIS Publishers

ZAMPOLLO, F. (2021). Food Design Thinking: DIY

Métodos e Critérios de Avaliação:

Com 75% de presenças obrigatórias nas aulas efetivas da UC e com presença obrigatória nas aulas em que se realizem momentos de avaliação e nas aulas previamente determinadas pelo docente:

  • Componente Teórica (20%) - teste escrito (nota mínima exigida 10 valores).
  • Componente Prática (40%) - trabalho de grupo (nota mínima exigida 10 valores).
  • Duas componentes Teórico-práticas (20% cada) - trabalhos individuais (nota mínima exigida 10 valores).

A avaliação da disciplina de Design Aplicado à Culinária é individual e contínua. Estão previstas avaliações intermédias e no final do semestre. As avaliações incidem sobre as componentes teórico-práticas dos projetos propostos para a disciplina.

A avaliação contínua, incide sobre a assiduidade, cumprimento dos prazos de entrega, participação, colaboração, competências críticas e de comunicação, empenho, autonomia/iniciativa e evolução do aluno ao longo dos projetos propostos.