Disciplina: Enogastronomia

Área Científica:

Hotelaria e Restauração

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1.Contextualizar a evolução da gastronomia e da cozinha, desde a antiguidade, identificando as principais fontes;

2.Refletir sobre o valor do alimento e a sua dimensão cultural/económica;

3.Conhecer a tradição do banquete e da mesa;

4.Saber identificar ao longo da história as principais fontes relacionadas com o alimento e a saúde;

5.Conhecer as perspetivas histórico-culturais sobre a bebida (água, vinho e outros);

6.Adquirir conhecimentos gerais de Viticultura e Enologia, da influência das condições edafo-climáticas onde estão inseridas as vinhas no tipo de vinhos produzidos;

7.Saber identificar os tipos de vinificação e dos constituintes do vinho e o conceito "terroir";

8.Saber fundamentar o aconselhamento de um vinho, relacionando o tipo de alimentos e sua confeção com as características dos vinhos;

9.Saber identificar e decidir quais os vinhos mais adequados e tomar decisões corretas quanto ao stock e rotatividade.

10.Conhecer as etapas do processo de elaboração de um vinho.

Conteúdos / Programa:

1.Síntese das principais fontes ocidentais sobre a gastronomia.

2.Estudo da alimentação da Antiguidade Clássica aos nossos dias.

3 Relação entre alimentação e saúde; a bebida e as práticas.

4.Contextos de alimentação (espaço, cultura, religião).

5.Noções básicas da viticultura e de "terroir" - história, solo, clima, cultura e intervenção humana.

6.Noções básicas de Enologia: as castas, constituintes da uva, maturação, vinificação, tratamentos, envelhecimento, estabilização e engarrafamento.

7.O controlo da qualidade e os defeitos mais comuns nos vinhos.

8.Tipos de vinhos e sua classificação.

9.O País Vitivinícola.

10.Noções de Prova Organoléptica: as ferramentas, as etapas e vocabulário específico.

11.O panorama Mundial dos Vinhos.

12.Relação dos hábitos gastronómicos das várias Regiões com o tipo de vinhos que tradicionalmente as acompanham.

13.Leitura de rótulos, sua interpretação e legislação relacionada.

Bibliografia / Fontes de Informação:

 

Jefford, A. (s. d.). 101 co isas que deve saber sobre os vinhos

Soares, C. (2016). Arquéstrato, iguarias do mundo grego: guia gastronómico do Mediterrâneo Antigo, Imprensa da

Universidade de Coimbra. Coimbra

Soares, C. , Pinheiro, J. (2016). Patr imónios alimentares de aquém e além-mar, Imprensa da Universidade de Coimbra.

Coimbra

Peynaud , E. (s. d.). Conhecer e trabalhar o Vinho; Descobrir o Gosto do Vinho

García Soler, M. J. (2001), El arte de comer en la antigua Grecia. Madrid.

Wilkins, J., Harvey, D., Dobson, M. (eds.) (1995), Food in Antiquity. Exete r.

Soares, C. (2010). História da alimentação na Antiguidade Clássica: os pri meiros livros de culinária, BEC 54: 43-52.

Métodos e Critérios de Avaliação:

 

Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação: A metodologia está centrada na exposição e discussão dos conteúdos programáticos. Além disso, a partir de textos, os estudantes devem saber desenvolver competências argumentativas, através de intervenções na aula e da preparação para as avaliações escritas e orais. São também convidados a procurar informação para aumentarem o grau de conhecimento sobre os conteúdos que são analisados nas aulas. Na componente de Enogastronomia serão exibidos pequenos filmes alusivos a cada temática, bem como serão efetuadas visitas de estudo. A avaliação é constituída pela realização de uma frequência, com valor de 50% da avaliação (xx/xx/2021), para a aplicação das competências relacionadas com a escrita, e por uma prova oral (50%). A época de recurso é composta por um exame escrito (100%), com conteúdos da componente teórica