Disciplina: Estágio

Área Científica:

Contabilidade e Fiscalidade

HORAS CONTACTO:

840 Horas

NÚMERO DE ECTS:

30 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Para os alunos do curso é obrigatório obter experiência prática através de um estágio orientado pela UMa. O diretor de curso encoraja fortemente aos alunos a participar de forma efetiva. O estágio, com duração de até 720 horas implica a realização de tarefas relevantes, oferecendo experiência valiosa na aplicação de conceitos e técnicas. O Estágio oferece também uma oportunidade de refletir sobre a carreira.

Conteúdos / Programa:

0 - Durante o período de duração do estágio, e no âmbito deste, o aluno poderá realizar, entre outras, e na medida das circunstâncias específicas de cada empresa, as seguintes tarefas:
1 - Classificação e Registo de documentos, em linha com as normas contabilísticas, incluindo: Receção de documentos contabilísticos e fiscais; Verificação e arquivo de documentos contabilísticos e fiscais; Classificação de documentos; Registo informático de documentos; e, Práticas de controlo interno.
2 - Reconciliações bancárias, incluído: Conferências de Saldos c/c clientes e fornecedores; e, Análise do sistema de controlo interno de diversas empresas.
3 - Apuramento de contribuições e impostos e preenchimento das respetivas declarações, o que inclui Acompanhamento das emissões de guias de pagamento das Retenções de IRS e Imposto de Selo.
4 - Processamento de Salários.
5 - Encerramento de Contas e preparação das demonstrações financeiras e restantes documentos que compõe o dossier fiscal, o que inclui Conferencia Geral das Contas nomeadamente em termos de caixa e Depósitos à Ordem.
6 - Utilização de um dos softwares de Contabilidade em utilização no contexto empresarial.

Bibliografia / Fontes de Informação:

de acordo com o docente , Toda a bibliografia recomendada para as restantes disciplinas. ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias utilizadas envolvem a: realização de tarefas práticas ou aplicadas; experimentação e desenvolvimento de soluções para problemas específicos; pesquisa e análise de conteúdos bibliográficos relacionados, e elaboração do relatório final. O desempenho do estagiário é avaliado pelo orientador, após auscultação do tutor, de acordo com os seguintes critérios: a) assiduidade; b) observação das normas e regras da entidade de acolhimento; c) empenho na execução das tarefas atribuídas; d) execução do plano de estágio definido; e) capacidades e aptidões demonstradas na implementação do plano e execução das tarefas; f) capacidade para mobilizar conhecimentos e aptidões adquiridos; g) qualidade do relatório; h) fundamentação teórica das atividades; i) discussão dos conteúdos do relatório. O estagiário será avaliado nas componentes: prática, 50% do peso da nota final (25% definidas pelo tutor e 25% pelo orientador); relatório e apresentação, 50% do peso na nota final.