Disciplina: Contabilidade Financeira II
Área Científica:
Contabilidade e Fiscalidade
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
No final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de proceder ao registo contabilístico de operações pontuais ou periódicas nas empresas; diferenciar instrumentos financeiros de investimentos financeiros; registar operações com terceiros, utilizando títulos de dívida; compreender e implementar a periodização de gastos das sociedades; identificar casos particulares de atividades e operações empresariais, aplicando a metodologia adequada a cada situação; identificar e registar as principais operações de fim de período das sociedades; preparar e elaborar as principais demonstrações financeiras das sociedades; identificar os principais elementos da prestação de contas das sociedades; identificar casos particulares de atividades e operações empresariais, aplicando a metodologia adequada a cada situação.
Conteúdos / Programa:
- Outros Instrumentos Financeiros
- Investimentos Financeiros e Propriedades de Investimento
- Operações com Letras
- Operações Especiais de Financiamento
- Regime do Acréscimo e Periodização de Gastos e Rendimentos
- Operações de Fim de Período
- Demonstrações Financeiras e Prestação de Contas
Bibliografia / Fontes de Informação:
Contabilidade Financeira; Costa, C. B. e Alves, G. C., 9ª Edição (2014).
Sistema de Normalização Contabilística, 6ª Edição (2015), Porto Editora.
Borges, António; Rodrigues, Azevedo e Rodrigues, Rogério (2014) Elementos de Contabilidade Geral, 26.ª Edição, Áreas Editora: Lisboa.
Instrumentos normativos do Sistema de Normalização Contabilística, disponíveis em http://www.cnc.min-financas.pt.
Exercícios práticos das aulas.
Apresentações das aulas.
Métodos e Critérios de Avaliação:
2 testes de avaliação sem nota mínima. A nota final corresponde à média aritmética dos dois testes.
Exame de recurso/melhoria, com toda a matéria. Pode ter um peso de 100% ou 50% da nota final, prevalecendo que situação que for mais favorável ao aluno.