Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica
Esta formação avançada centra-se na compreensão sistemática do currículo e da inovação pedagógica, no desenvolvimento de competências, aptidões e métodos de investigação associados ao campo da educação, e no desenvolvimento da capacidade para projetar e realizar investigação original, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas, com atitude crítica, contribuindo para o alargamento das fronteiras do conhecimento, sabendo comunicar com os seus pares e a sociedade em geral sobre este campo do conhecimento.
Pretende-se assim que os estudantes sejam capazes de:
1. Projetar e realizar investigação significativa no campo da educação, respeitando os padrões de qualidade e integridade académicas;
2. Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas em educação, em particular nos domínios do currículo e da inovação pedagógica;
3. Aprofundar a compreensão sistemática das tensões e complementaridades existentes entre o currículo e a inovação pedagógica contribuindo para o alargamento das fronteiras do conhecimento em educação;
4. Exercitar o pensamento analítico e projetivo assumindo uma atitude proativa, para o progresso social e cultural;
5. Comunicar com públicos especializados os resultados de investigação original e conhecimento sistematizado relativo a currículo e inovação pedagógica, nomeadamente comunidades científicas e académicas nacionais e internacionais;
6. Utilizar com destreza e sentido crítico estratégias e métodos de investigação adequados a problemas de investigação nos domínios de currículo e inovação pedagógica.
Em Portugal, este ciclo de estudos é reconhecido automaticamente para efeitos de progressão na carreira de todos os grupos de docência da Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, mediante Ofício da Direção-Geral da Administração Escolar.
INFORMAÇÕES GERAIS
CÓDIGO DGES:
1308/5946 (INSTITUIÇÃO/CURSO)
DURAÇÃO DO CURSO:
6 SEMESTRES / 3 ANOS
Este Doutoramento visa dotar os profissionais de educação de competências de investigação e intervenção em contexto profissional de forma fundamentada na investigação e, desse modo, apetrechar o sistema educativo nacional e regional de especialistas em educação, promovendo o desenvolvimento sociocultural de forma sustentada.
Esta formação avançada centra-se na compreensão sistemática do currículo e da inovação pedagógica, no desenvolvimento de competências, aptidões e métodos de investigação associados ao campo da educação, e no desenvolvimento da capacidade para projetar e realizar investigação original, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas, com atitude crítica, contribuindo para o alargamento das fronteiras do conhecimento, sabendo comunicar com os seus pares e a sociedade em geral sobre este campo do conhecimento.
Pretende-se assim que os estudantes sejam capazes de:
1. Projetar e realizar investigação significativa no campo da educação, respeitando os padrões de qualidade e integridade académicas;
2. Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas em educação, em particular nos domínios do currículo e da inovação pedagógica;
3. Aprofundar a compreensão sistemática das tensões e complementaridades existentes entre o currículo e a inovação pedagógica contribuindo para o alargamento das fronteiras do conhecimento em educação;
4. Exercitar o pensamento analítico e projetivo assumindo uma atitude proativa, para o progresso social e cultural;
5. Comunicar com públicos especializados os resultados de investigação original e conhecimento sistematizado relativo a currículo e inovação pedagógica, nomeadamente comunidades científicas e académicas nacionais e internacionais;
6. Utilizar com destreza e sentido crítico estratégias e métodos de investigação adequados a problemas de investigação nos domínios de currículo e inovação pedagógica.
Em Portugal, este ciclo de estudos é reconhecido automaticamente para efeitos de progressão na carreira de todos os grupos de docência da Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, mediante Ofício da Direção-Geral da Administração Escolar.
CÓDIGO DGES:
1308/5946 (INSTITUIÇÃO/CURSO)
DURAÇÃO DO CURSO:
6 SEMESTRES / 3 ANOS
{{currentVideo.curso_videos_descricao}}
{{otherVideo.curso_videos_descricao}}
{{currentVideo.curso_videos_descricao}}
{{otherVideo.curso_videos_descricao}}
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Os graduados deste curso terão capacidades para:
Intervir e participar no desenho de novos ambientes de aprendizagem e de um currículo adaptado às especificidades regionais, como políticos e técnicos de educação.
DESTINATÁRIOS
A admissão é por concurso documental e entrevista. Podem candidatar-se a este curso:
a. Titulares do grau de mestre ou equivalente legal, na área de Educação ou Ensino, i. é, professores e educadores e técnicos de educação e formação;
b. Titulares do grau de Licenciado em Educação ou Ensino, com média igual ou superior a 16 valores e currículo científico especialmente relevante que ateste capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do curso;
c. Detentores de currículo científico na área de Educação ou Ensino, que ateste capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do curso, nomeadamente experiência profissional em Educação e publicações em revistas científicas.
Os candidatos devem juntar uma carta de motivação, com indicação do domínio a investigar e dos objetivos gerais a alcançar
Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.
Paulo Freire
-
1º
Ano
DisciplinasÁrea CientíficaECTS1º semestre2º semestre
-
2º
Ano
DisciplinasÁrea CientíficaECTS1º semestre2º semestre
**A unidade curricular é anual -
3º
Ano
DisciplinasÁrea CientíficaECTS1º semestre2º semestre
**A unidade curricular é anual
A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) tem como missão garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos.
-
PLANO CURRICULAR
-
ACREDITAÇÃO/AVALIAÇÃO
A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) tem como missão garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos.
{:pt}Curso acreditado por 3 anos, a partir de 08-02-2018.{:}{:en}Degree accredited for 6 years, from 08-02-2018.{:} Sem informação de acreditação/avaliação. - OUTRAS INFORMAÇÕES