Disciplina: Seminários de Formação Doutoral
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
60 Horas
NÚMERO DE ECTS:
20 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
0 - Os Seminários de Formação Doutoral visam criar e manter um ambiente de reflexão sistemática sobre o desenvolvimento das teses, complementado por discussões sobre temáticas sugeridas pelas mesmas, ou que se revelem nesta fase (2º e 3º anos) ainda deficitárias. Espera-se que o estudante seja capaz de:
1 - Aprofundar questões epistemológicas e metodológicas relacionadas com as investigações em curso;
2 - Partilhar informação sobre o andamento das investigações;
3 - Participar em debates relacionados com as temáticas específicas das investigações em curso;
4 - Participar em conferências abertas à comunidade académica sobre investigação avançada em ciências da educação.
Conteúdos / Programa:
1 - Conteúdos sugeridos pelas temáticas das teses em desenvolvimento;
2 - Conteúdos que cruzam as questões teóricas com as metodológicas;
3 - Conteúdos que cruzam o currículo com a inovação pedagógica;
4 - Temas das conferências organizadas no âmbito da agenda científica do CIE-UMa, proferidas por especialistas nacionais e estrangeiros.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Amado, J. (Coord.). , 2014 , Manual de Investigação Qualitativa em Educação , Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Creswell, J. & Clark, V. P. , 2003 , Designing and Conducting mixed methods research , Los Angeles: Sage
Denzin N. & Lincon Y. , 2007 , O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens , Porto Alegre: Artmed.
Fraenkel J. R., Wallen N. E. & Hyun H. H. , 2006 , How to Design and Evaluate Research in Education , New York: McGraw-Hill.
Gimeno Sacristán, J. (Org.) , 2013 , Saberes e Incertezas Sobre o Currículo , Porto Alegre: Penso
Morgado, J. C. , 2012 , O estudo de caso na Investigação em Educação , Santo Tirso: De Facto Editores
Morris, M. , 2016 , Curriculum studies guidebooks , New York: Peter Lang.
Pinar, W. F. , 2012 , What is Curriculum Theory? , New York: Routledge
Terrell, S. R. , 2012 , Mixed-Methods Research Methodologies , The Qualitative Report
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Além da participação dos orientadores, sob a forma de palestras, os doutorandos devem apresentar os enquadramentos teóricos e metodológicos das investigações que se encontram a realizar, e respetivo andamento, e participar em debates e conferências sobre investigação avançada em ciências da educação. A avaliação, anual, terá por base os seguintes critérios: Apresentação do enquadramento teórico, quadro conceptual e estado atual das respetivas teses - 40%; Participação/interação nas apresentações dos demais colegas - 30%; Participação nos debates após as conferências (participação obrigatória em pelo menos 3/4 dos debates organizados anualmente) - 30%.