Disciplina: Consulta Psicológica e Consultoria em Educação
Área Científica:
Psicologia
HORAS CONTACTO:
56 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Capacitar os alunos para o desenvolvimento de competências de comunicação na relação de ajuda necessárias à prática profissional.
2 - Fomentar o conhecimento teórico e o exercício prático das modalidades de consulta psicológica em contextos educativos.
3 - Fomentar a reflexão e uma atitude crítica percebendo a importância da prática baseada em evidência científica e a salvaguarda das questões éticas e deontológicas.
Conteúdos / Programa:
1 - Consulta psicológica individual e grupal.
1.1 - Competências de comunicação e relação, e processos envolvidos.
1.2 - Acompanhamento psicológico e psicopedagógico.
2 - Consultoria e trabalho colaborativo.
2.1 - Modelo de consultoria.
2.2 - Trabalho colaborativo.
3 - Prática psicológica em Psicologia da Educação.
3.1 - Prática baseada em evidência científica.
3.2 - Questões éticas e deontológicas.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Newman et al. , 2017 , A qualitative metasynthesis of consultation process research: what we know and where to go ,
Erchul & S. M. Sheridan (Eds.) , 2014 , Handbook of research in school consultation , NY: Routledge
Thompson, P. & Brown, D. T., Eds , 1999 , Counselling and psychotherapy with children and adolesc ents, Theory and practice for school and clinical settings , NY: John Wiley
Lopes, J., & Almeida, L. , 2015 , Questões e modelos de av aliação e intervenção em Psicologia Escolar: O caso da Europa e da América do Norte ,
DGE , 2018 , Orientações para o Trabalho em Psicologia Educativa nas Escolas , DGE
Nolan, A. & Moreland, N. , 2014 , The process of psychological consultation ,
Mende s et al. , 2018 , Práticas colaborativas dos psicólogos escolares portugueses: Uma análise de tipologias e contextos ,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Nas aulas de conteúdo mais teórico para a exposição e explicação das temáticas poderá utilizar-se o método expositivo, que poderá ser conjugado com o método interrogativo, para explicitar conteúdos e modelos. Nas aulas de índole teórico-prática poderá recorrer-se a metodologias de trabalho variadas, privilegiando os métodos demonstrativo e activo, promovendo o trabalho individual, em grupo, atividades de role playing, discussão de casos ou prática simulada. Metodologia de Avaliação: Realização individual de uma prova escrita (50%) e de um trabalho em grupo 50% [escrito (30%) e respetiva apresentação e discussão oral (20%)].