Disciplina: Métodos de Investigação em Psicologia da Educação II
Área Científica:
Psicologia
HORAS CONTACTO:
56 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Enquadrar e caracterizar a metodologia de investigação qualitativa no âmbito da Psicologia;
2 - Descrever e aplicar técnicas de recolha e análise de dados;
3 - Comentar, planear e executar uma pesquisa qualitativa.
Conteúdos / Programa:
1 - Introdução à metodologia qualitativa.
1.1 - Origem e enquadramento da metodologia qualitativa.
1.2 - Caraterísticas da metodologia qualitativa.
1.3 - Comparação da metodologia qualitativa e quantitativa.
1.4 - Conceito de triangulação.
1.5 - Questões éticas na metodologia qualitativa.
2 - Processo de investigação qualitativa.
2.1 - Identificação do problema e formulação de questões.
2.2 - Paradigmas.
2.3 - Participantes.
2.4 - Métodos de recolha de dados.
2.4.1 - Observação participante.
2.4.2 - Entrevista.
2.5 - Análise e interpretação dos dados.
2.5.1 - Análise de conteúdo.
2.6 - Apresentação e divulgação dos dados.
3 - Uso de computadores na investigação qualitativa.
3.1 - Programas, potencialidade e limitações.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Amado, J. , 2013 , Investigação qualitativa em educação , Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra
Antunes, A. P., et al. , 2017 , O enfoque qualitativo na avaliação de programas psicoeducativos: Aplicações e contributos da metodologia qualitativa ,
Bardin, L. , 2013 , Análise de conteúdo , Lisboa: Edições 70
Coutinho, C. P. , 2013 , Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática , Coimbra: Almedina.
Creswell, J. W. , 2013 , Qualitative inquiry and research design: Choosing among five aprroaches , Thousand Oaks: SAGE
Leonidaki, V. , 2015 , Critical appraisal in the context of integrations of qualitative evidence in applied psychology: The introduction of a new appraisal tool for interview studies ,
Percy, W. H., Kostere, K., & Kostere, S. , 2015 , Generic Qualitative Research in Psychology ,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Nas aulas de conteúdo mais teórico para a exposição e explicação das temáticas poderá utilizar-se o método expositivo, que poderá ser conjugado com o método interrogativo. Nas aulas de índole teórico-prática poderá recorrer-se a metodologias de trabalho variadas, privilegiando os métodos demonstrativo e activo, promovendo o trabalho individual ou em grupo. Metodologia de Avaliação: Individual através da realização de um teste individual (50%). Grupal através da realização de um trabalho 50% [parte escrita (40%) e apresentação oral (10%)].