Disciplina: Temas Atuais de Psicologia da Educação
Área Científica:
Psicologia
HORAS CONTACTO:
56 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
0 - No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:
1 - Refletir sobre alguns dos temas atuais da psicologia e da educação, mobilizando diferentes quadros epistemológicos;
2 - Problematizar as temáticas atuais e os desafios na Psicologia da Educação;
3 - Ser capazes de se apropriar de conceitos fundamentais e de raciocínios lógicos dentro de cada temática específica com o objetivo de elaborar sínteses e recessões criticas sobre as temáticas. Em termos gerais, procura contribuir para a construção de um quadro de referência abrangente e crítico, que possa facilitar, mais tarde, o projeto individual de investigação de mestrado e o projeto de estágio em Psicologia da Educação.
Conteúdos / Programa:
1 - Desafios das Neurociências à Psicologia e Educação/Neurociência e Educação.
2 - Violência nas relações interpessoais.
3 - Perdas e lutos. Intervenção em situações de crise e catástrofe.
4 - Educação para a saúde e bem-estar.
5 - Formação profissional, emprego e empregabilidade: questões de género, necessidades especiais, riscos psicossociais.
6 - Aprendizagem e variáveis associadas ao sucesso académico;
7 - Tecnologias e educação e ambientes de aprendizagem aberta ( ensino hibrido, gamification, Storytelling, Mobile learning/o papel do alunos e do professor nos ambientes de aprendizagem aberta).
8 - Empreendedorismo, inovação e criatividade, talento.
9 - Avaliação psicológica e metodologia de investigação
Bibliografia / Fontes de Informação:
Boruchovitch, E., Almeida, L.S., & Miranda, L. , 2017 , Autorregulação da aprendizagem e psicologia positiva: Criando contextos educativos eficazes e saudáveis , Mercado das letras. Campinas, SP- Brasil
Miranda, L. C. & Paschoal, T. , 2016 , Avaliação do stresse em profissionais de educação não docentes: contributo para a validação da escala de stresse no trabalho. ,
Veiga, F. (Coord.) , 2013 , Psicologia da educação: teoria, investigação e aplicação envolvimento dos alunos na escola , Lisboa: Climepsi Editores
Pocinho, M. (Org.) , 2018 , Temas atuais em Psicologia da Educação , UMa
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas teórico-práticas são sobretudo destina das ao desenvolvimento de trabalho de grupo, à análise e discussão de textos, debates, e realização de exercícios de treino de competências de pesquisa, organização e análise da informação nos temas propostos nesta UC. O método de avaliação contempla duas componentes: (a) trabalho de grupo (50%), subdividido em parte escrito (25%) e apresentação oral (25%), e (b) recensão critica 1 (25%); (c) recensão Critica 2 (25%).