Disciplina: Avaliação Psicológica em Educação e Formação
Área Científica:
Psicologia
HORAS CONTACTO:
56 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Esta UC visa desenvolver um conjunto de conhecimentos e competências de âmbito teórico e teórico-prático, de saber e saber fazer na área da Avaliação Psicológica em Educação e Formação, tendo subjacente a metodologia do ensino para a compreensão. Espera-se que os estudantes no final desta UC tenham adquirido um conjunto de competências que lhes permita compreender, refletir criticamente e aplicar o conhecimento em situações de prática simulada. Ou seja, que sejam capazes de transferir o conhecimento teórico para situações da prática psicológica nos diferentes contextos educativos.
Conteúdos / Programa:
1 - Métodos e técnicas de reco lha de informação em Psicologia Educação e Formação(PEF). Observação, entrevista,testes, escalas, questionários, produtos criativos, documentos, chec klists, portefólio, histórias de vida e narrativas.
2 - Estrutura e processo de Avaliação em PEF Pedido; Recolha de informação; Definição do protocolo; Aplicação e cotação dos instrumentos; Análise qualitativa e quantitativa da informação; Diagnóstico;Tipos de relatórios destinado aos serviços internos e externos da instituição, à família e ao sujeito da avaliação. A proposta de intervenção.
3 - Estudo de casos Avaliação na: Entrada antecipada e situações de atraso escolar; Défices cognitivos, sobredotação; Dificuldades de Aprendizagem (gerais e especificas); Comportamentos de risco, habilidades sociais e emocionais; Motivação, criatividade e personalidade; Desenvolvimento pessoal e vocacional; Neuropsicológica; Riscos psicossociais; Processos e funcionamento dos grupos primários e secundários.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Almeida, L., Simões, L.& Gonçalves, M. , 2017 , Adaptação, Desenvolvimento e Sucesso Académico dos Estudantes do Ensino Superior: Instrumentos de avaliação , Braga: ADIPSIEDUC
Miranda, L., Almeida, L.& Boruchovitch, E. , 2014 , Motivação para aprender: Determinantes e sua avaliação , Braga: Universidade do Minho
Goldfinger, K.&Pomerantz, A. M. , 2010 , Psychological a ssessment and report writing , London: Sage Publications
Vargas, J., Miranda, L.& Boruchovitch, E. , 2018 , Questionário de atribuições causais para os resultados escolares: Novos elementos a partir de um estudo com alunos do ensino superior português ,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Nas aulas teóricas adotar-se-á uma metodologia expositiva suportada por diapositivos e far-se-á apelo à participação e discussão. Nas aulas teórico-práticas realizar-se-ão treino de competências e estudo de casos e prática simulada. Será incentivada a leitura de bibliografia atualizada e a pesquisa em bases de dados. Avaliação: A) Prova escrita (50%), onde se avaliará a capacidade de integração dos conteúdos e o rigor teórico conceptual; B) Portefólio (50%) incluirá a compilação de trabalhos práticos realizados nas aulas práticas e autonomamente, e ainda uma reflexão crítica sobre as competências trabalhadas e as adquiridas. Para a avaliação existe um mínimo de 75% de assiduidade. No final da UC é pedido para os alunos avaliem as metodologias de ensino utilizadas, as suas aprendizagens e o tipo de avaliação efetuada, pedindo-se sugestões para melhoria.