Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Vocacional
Área Científica:
Psicologia
HORAS CONTACTO:
56 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Compreensão do desenvolvimento vocacional no quadro do desenvolvimento pessoal e da construção da identidade.
2 - Compreensão da intervenção vocacional e na carreira como uma das principais atribuições dos psicólogos em contexto escolar.
3 - Enquadramento do desenvolvimento vocacional no quadro de transformações na envolvente e na organização do trabalho.
4 - Conhecer os modelos e as perspectivas teóricas que conceptualizam o desenvolvimento vocacional.
5 - Conhecer estratégias de intervenção no domínio vocacional e a sua adequação em função de contextos e objectivos específicos.
6 - Sejam capazes de conceber processos de intervenção vocacional em realidades específicas e com populações distintas.
7 - Revelem conhecer e tenham uma perspetiva integrada sobre as principais teorias sobre o desenvolvimento vocacional.
Conteúdos / Programa:
1 - O desenvolvimento vocacional no quadro do desenvolvimento pessoal.
2 - Tendências evolutivas nas sociedades contemporâneas e desenvolvimento da carreira.
3 - Modelos e perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento vocacional.
4 - Intervenção psicológica no domínio vocacional: contextos, processos e estratégias.
5 - Variáveis psicológicas endógenas e contextuais (sociais e demográficas) associadas à construção da carreira.
6 - Desafios e perspetivas de aprofundamento e investigação na psicologia vocacional.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Carvalho, R.G. , 2015 , Desenvolvimento de projectos de futuro na adolescência: avaliação e perspectivas sobre a intervenção psicológica ,
Leung, S.A. , 2008 , The big five career theories , New York: Springer.
Pocinho, M., Correia, A., Carvalho, R. & Silva, C. , 2010 , Influência do género, da família e dos serviços de psicologia e orientação na tomada de decisão de carreira ,
Roger, C. , 2009 , Tornar-se pessoa , Lisboa: Almedina
Savickas, M.L. & Walsh, B.W. , 2005 , Handbook of Voc ational Psychology: Theory, Research, and Practice , Palo Alto, CA: Lawrence Erlbaum
Taveira, M.C. & Silva, J.T. (Coords.). , 2008 , Psicologia vocacional: perspectivas para a intervenção , Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Métodos expositivo e demonstrativo (incluindo o contacto direto com profissionais na área e com realidades organizacionais específicas), privilegiando-se a participação frequente dos estudantes. Para além da apresentação dos modelos, será efectuado um enfoque especial em metodologias práticas, nomeadamente na análise de situações e contextos específicos, que evidenciem a aplicação e aplicabilidade dos modelos teóricos, bem como das estratégias de intervenção estudadas.Trabalho prático em equipa (30%), onde os estudantes terão oportunidade de aprofundar um tema no domínio vocacional, quer envolvendo questões teóricas e de investigação, quer práticas de intervenção com populações e em contextos específicos. Para além de uma prova escrita individual (50%), a nível individual os estudantes deverão ainda realizar uma recensão crítica de um artigo (20%) que será fornecido pelo docente, existindo vários artigos disponíveis.