Disciplina: Intervenção Psicológica em Saúde e Bem-Estar
Área Científica:
Psicologia
HORAS CONTACTO:
56 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Conhecer e compreender diferentes problemáticas de saúde, o seu impacto na saúde física e mental do indivíduo e estratégias de prevenção
2 - Conhecer e compreender a diversidade de estratégias positivas promotoras de bem-estar e a sua validade empírica e aplicação prática em contextos de clínica e de saúde
3 - Reconhecer e compreender o papel e a relevância da implementação de intervenções psicológicas de saúde e de bem-estar no âmbito do trabalho em equipa inter-serviços e múltiplos contextos.
4 - Compreender e delinear programas e projetos de intervenção psicológica no âmbito da educação para a saúde e para o bem-estar, com ênfase na prevenção da doença.
Conteúdos / Programa:
1. - Intervenção psicológica em saúde: enquadramento teórico
2. - Estratégias de prevenção da doença: Educação para a Saúde e para o Bem-Estar
2.1. - A promoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis
2.2 - A prevenção da violência
2.3. - A gestão do stress
3. - 3. Intervenção psicológica em bem-estar: definição e caraterísticas
3.1. - Estratégias positivas de promoção de bem-estar 3.1.1. Estratégias de gratidão, compaixão e emoções positivas 3.1.2. Estratégias de humor e de criatividade 3.1.3 O inquérito apreciativo
3.2. - Outras estratégias
4 - Definição e-health (WHO) e e-Mental health. Aplicação das tecnologias a serviços de saúde mental
4.1. - As novas ferramentas do psicólogo (da avaliação à intervenção (e.g.telepsicologia)
5. - A multidisciplinaridade de intervenção psicológica em saúde e bem-estar
5.1 - A psicoeducação em saúde
5.2 - Programas de intervenção psicológica
5.2.1 - Concetualização
5.2.2 - Implementação
5.2.3 - Avaliação do processo e dos resultados
Bibliografia / Fontes de Informação:
Karolina Baras, Luísa Soares, Carla Vale Lucas, Filipa Oliveira, Norberto Paulo, Regina Barros , 2018 , Supporting Students' Mental Health and Academic Success Through Mobile App and IoT , International Journal on E-Health and Medical Communications
C. Edelman;E. Kudzma; C. Mandle , 2016 , Health promotion: Throughout the life span , Mosby
R. Emmons , 2013 , Gratitude Works!:A 21-Day Program for Creating emotional Prosperity , Jossey-Bass
C. Fertman; D. Allensworth , 2016 , Health promotion programs: From theory to practice , Jossey-Bass
S. Joseph , 2015 , Positive Psychology in Practice : Promoting Human Flourishing in Work, Health, Education, and Everyday Life , Wiley
A. Parks; S. Schueller , 2014 , Handbook of Positive Psychological Interventions , Wiley Blackwell.
WHO , 2016 , Global diffusion of eHealth: Making universal health coverage achievable Report of the third global survey on eHealth , WHO
S. Wikgren;C.Scott; .A. Rinaldi , 2010 , Health and Wellness for Life , Human Kinetics
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Será utilizado preferencialmente o método interrogativo, incidindo no debate crítico e fundamentado das questões suscitadas pelos diferentes conteúdos a partir da apresentação de programas e contextos de intervenção. O método expositivo será utilizado para abordar os aspetos teóricos e os métodos demonstrativo e ativo para realização de prática simulada dentro ou fora do contexto de sala-de-aula. A avaliação incidirá na apresentação (em grupo) de um projeto de intervenção em saúde e bem-estar (discussão oral e trabalho escrito/50%+50%). Os elementos de avaliação são recuperáveis em época de recurso através de ensaio individual escrito e sua discussão oral.