Disciplina: Intervenção Clínica Cognitivo-Comportamental
Área Científica:
Psicologia
HORAS CONTACTO:
56 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Desenvolver a observação clínica comportamental e cognitiva
2 - Aprofundar um quadro conceptual que oriente a compreensão do comportamento humano à luz da teoria cognitivo-comportamental (TCC)
3 - Apreender e dominar estratégias de intervenção baseadas na TCC em diferentes contextos clínicos e não clínicos onde o ser humano se insere
4 - Aprofundar temas atuais na intervenção e investigação em TCC
5 - Reflectir de forma compreensiva e inclusiva diferentes casos clínicos práticos
Conteúdos / Programa:
1 - A avaliação clínica à luz da TCC
1.1 - Técnicas de avaliação clínica compreensiva e inclusiva
2 - A construção da relação terapêutica na TCC: a co-construção da díade terapeuta e cliente. Compreender o poder da aliança terapêutica: autenticidade, empatia, aceitação positiva incondicional
2.2 - Instrumentos de avaliação da aliança terapêutica
3 - Modalidades de Intervenção psicológica cognitivo-comportamental: focadas no presente, limitadas no tempo e orientadas para a resolução de problemas
3.1 - Estratégias de intervenção psicológica cognitivo-comportamental: psicoeducação; identificação de pensamentos disfuncionais; questões de auto-reflexão; exposição; dessensibilização sistemática; técnicas de relaxamento; treino de competências sociais; externalização do problema; paragem de pensamentos e treino de auto-instrução
4 - Estudos de casos clínicos com intervenção cognitivo-comportamental
Bibliografia / Fontes de Informação:
Carr, A. , 2014 , Manual de Psicologia Clínica da Criança e do Adolescente , Psiquilibrios
Gonçalves, O. , 1993 , Terapias Cognitivas: Teorias e práticas. , Edições Afrontamento
Abreu, C. N. & Roso, M. , 2003 , Psicoterapias Cognitiva e Construtivistas Novas fronteiras da Prática Clínica , Coimbra Ed Quarteto
Horvath, A. O. & Luborsky, L. , 1993 , The role of therapeutic alliance in psychotherapy , Journal of Counselling and Clinical Psychology
Gonçalves, O. F. , 1990 , Terapia comportamental , Porto Edições
Joyce-Moniz, L. , 2002 , Modificação do comportamento: teoria e prática da psicoterapia e psicopedagogia comportamentais , Lisboa: Horizonte 2º ed
Lucas, C. V. & Soares, L. , 2014 , Being a teen and learning how to surf anxiety: Integrating narrative methods with cognitive behavioral therapy , Journal of Poetry Therapy,
Neufeldt S. A. & Nelson M. L. , 1998 , Research in training clinics A bridge between science and practice , Journal of Clinical Psychology
Oliveira, F. & Soares, L. , 2014 , Changing the clinical narratives patients live by a cognitive behavioral approach of a clinical case of paruresis , Journal of Poetry Therapy
Parkes, K. R. , 1990 , Coping, negative affectivity, and the work environment: additive and interactive predictors of mental health. , Journal of Apllied Psychology.
Pennebaker J. W. , 1990 , Opening up the healing power of confiding in others , NY Morrow
Soares, L., Botella, L. and Corbella, S. , 2010 , The co-constructed therapy alliance and the technical and tactical quality of the therapist interventions in psychotherapy , European Journal of Psychotherapy & Counselling
Soares, L., Botella, L., Corbella, S. Lemos, M. S. & Fernandéz, M. , 2013 , Different styles of clients and the construction of the therapeutic alliance with a therapist , Revista Argentina de Clínica Psicologica
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Aulas teóricas são de exposição e explicação dos conteúdos do programa com recurso a diapositivos e vídeos. As aulas práticas têm o intuito de incutir nos alunos uma grelha de leitura científica reflexiva de análise de artigos, vídeos e investigação dos conteúdos teóricos bem como da implementação prática de alguns dos conceitos expostos nas aulas teóricas Produtos: 1 Elaborar um Relatório fundamentado acerca de uma estratégia cognitivo comportamental escolhida pelo aluno que tenha sido leccionada nas aulas teóricas. Cada estratégia deverá ser desenvolvida por um pequeno grupo (2) Cada grupo apresenta o racional teórico da técnica o procedimento da técnica sublinhando os limites e as potencialidades. Construir um vídeo inovador com exemplificação da estratégia de intervenção 50% 2 Apresentação de um artigo científico publicado acerca de um caso clínico real em que se aplicou a estratégia escolhida 50% Os 2 Trabalhos são obrigatórios valem cada 10 valores Classificação mínima 10 valores