Disciplina: Métodos Avançados de Investigação

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Objetivo geral: obter competências de investigação, tanto para avaliar o próprio trabalho e intervenções, como para manter a sua competência acerca de investigação e outra literatura.
1.2 - Especificamente, pretende-se: Enquadrar e caracterizar as metodologias avançadas de investigação; Reconhecer e considerar as questões éticas; Compreender o processo de investigação Desenvolver competências de formulação de problemas de investigação, revisão da literatura, formulação de questões de investigação e de hipóteses. Aplicar instrumentos e técnicas de recolha de dados; Reconhecer e aplicar critérios de rigor e qualidade na investigação (fiabilidade e validade). Desenvolver competências de análise avançada de dados e utilizar softwares de análise de dados. Redigir e interpretar escrita científica, baseada na APA e em revistas com IF. Avaliar a qualidade psicométrica de medidas psicológicas, compreendendo os procedimentos de desenvolvimento, adaptação e validação de instrumentos.

Conteúdos / Programa:

1 - Conceção de investigação em Psicologia Clínica, da Saúde e Bem-estar (PCSBE)
1.1 - Enquadramento e caracterização das metodologias de investigação avançadas
1.2 - Questões éticas na investigação em PCSBE
2. - Processo de investigação
2.1 - Formulação do problema de investigação, das questões de investigação e/ou das hipóteses
2.2 - Amostragem
2.3 - Instrumentos e técnicas de recolha de dados (e.g. utilização avançada de entrevista, questionários) e cálculo/análise do poder das amostras
2.4 - Critérios de rigor e qualidade na investigação (fiabilidade e validade)
2.5 - Métodos de análise estatística avançados: e.g. estatística multivariada, incluindo ANOVA, análise de regressão, análise fatorial, análise fatorial confirmatória, equações estruturais, modelação multinível para dados transversais e longitudinais, modelos lineares generalizados.
2.6 - Softwares de análise de dados (e.g., e.g., ambiente R, SPSS, NVIVO ou outros)
2.7 - Redação e interpretação de escrita científica de acordo com as Regras da APA, tendo como base publicações com FI e peer-review, dando exemplos de publicações que incluiram alunos e exemplos de projetos I&D financiados.
3. - Desenvolvimento, adaptação e validação de medidas psicológicas para o contexto clínico. da saúde e bem-estar e sua validade psicométrica.
4 - Meta-análise e revisão sistemática da literatura
5. - Estudos de caso, análise de conteúdo e estudos sobre outcomes da intervenção psicológica
6 - Treino de competências nos métodos e técnicas acima mencionados

Bibliografia / Fontes de Informação:

American Psychological Association , 2020 , Publication manual of the American Psychological Association (7th ed). , APA
B. G. Tabachnick, L. S. Fidell , 2013 , Using multivariate statistics , Pearson
J. Comer, P. Kendall , 2013 , The Oxford handbook of research strategies for clinical psychology. , OUP
P. Cuijpers , 2016 , Meta-analyses in mental health research. , VU
P. Irwing, T. Booth, B. Hughes, , 2018 , The Wiley handbook of psychometric testing: A multidisciplinary reference on survey, scale and test development. , Wiley.
D. Moher, L. Shamseer, M. Clarke, D. Ghersi, A. Liberati, M. Petticrew, P. Shekelle, L. Stewart , 2015 , Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA- P) 2015 , Systematic reviews statment
J. Marôco , 2018 , Análise Estatística com o SPSS Statistics. , Report Number
M. Sladekova, L.E.A. Webb,, A. P. Field, , 2022 , Estimating the change in meta-analytic effect size estimates after the application of publication bias adjustment methods. , Psychological Methods. Advance online publication.
C.A. Mertler, R.A. Vannatta, K.N. LaVenia , 2021 , Advanced and multivariate statistical methods: Practical application and interpretation , Taylor & Francis

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os alunos serão avaliados pelos seguintes elementos de avaliação: um trabalho de grupo com amostragens em contexto real de investigação fora do contexto de sala de aula (com a colaboração das entidades e instituições protocoladas e/ou autorizadas para tal pela Comissão de Ética), que consistirá na elaboração de um trabalho/relatório de investigação, requerendo competências de investigação quantitativa e qualitativa (trabalho escrito com ponderação de 50%), avaliando a componente de índole mais prática, e um teste individual (com ponderação de 50%, recuperável em época de recurso/melhoria), avaliando a componente mais teórica.