Disciplina: Seminário em Nanociência e Nanotecnologia

Área Científica:

Química dos Materiais e Nanociências

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Integrar os conhecimentos avançados em nanoquímica e nanomateriais, adquiridos nas restantes unidades curriculares, com os conhecimentos gerais obtidos em ciclos de estudos anteriores, de forma a promover uma visão alargada do estado da arte neste campo científico.
2 - Complementar os conhecimentos científicos com informação oriunda de outras áreas, de forma a permitir a compreensão das potenciais aplicações e benefícios sociais, económicos e tecnológicos, sem descurar os imperativos legais, éticos e políticos.
3 - Permitir o contacto com a visão empresarial e industrial, na área da nanoquímica e nanomateriais.
4 - Dotar os alunos de aptidões e competências fomentadores de autonomia na aplicação dos conhecimentos, e que permitam gerir e transformar contextos de estudo, ou de trabalho complexos e imprevisíveis, que exigem abordagens estratégicas novas, assim como assumir responsabilidades para contribuir para os conhecimentos e as práticas profissionais, ou rever o desempenho estratégico de equipas.

Conteúdos / Programa:

1 - Novas áreas de investigação e aplicação, com ênfase para uma abordagem multidisciplinar (ex: química, física, engenharia, biologia e bioquímica, microfabricação, eletrónica, medicina).
2 - Aspetos sociais e económicos associados à implementação de nanotecnologias e nanomateriais em novos produtos e aplicações (ex: impacto social; benefícios económicos; desafios e oportunidades de mercado; análise dos principais atores mundiais).
3 - Análise dos imperativos legais, éticos e políticos que restringem ou conduzem o desenvolvimento das nanotecnologias e nanomateriais (ex: legislação relevante a nível nacional, europeu ou internacional, focada nos aspetos ambientais, proteção do consumidor, industria, saúde ocupacional e segurança; políticas europeias relacionadas com a área, diretivas europeias e programas quadro para R&D).
4 - Análise das questões relacionadas com a implementação à escala industrial (ex: do laboratório de R&D à produção, scale-up; aspetos económicos, legais e logísticos).
5 - Elaboração de uma proposta de projeto de tese de mestrado, envolvendo uma análise do estado-da-arte, planificação de tarefas, cronograma, análise de custos diretos (mão de obra, material, serviços) e indiretos (overheads).

Bibliografia / Fontes de Informação:

several authors , General bibliography on nanoscience and nanotechnology ,
several authors , Scientific papers from the nanotechnology and nanomaterials domain ,
several authors , Public reports and deliverables from European projects related to thenanotechnology and nanomaterials domain ,
several authors , Documents on legal and political issues related to nanotechnology and nanomaterials ,
several authors , Documents with information on the European R&D framework programmes ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia a utilizar nas aulas assenta numa combinação de: aulas expositivas, debates sobre temas diversos e estudos de caso; trabalho de pesquisa, individual e em grupo, em torno de alguns temas propostos pelo docente e outros a propor pelos alunos. Serão promovidos o diálogo e o debate de ideias e argumentos. Os alunos serão encaminhados para o desenvolvimento de atividades autónomas, complementares das aulas. A avaliação é distribuída em quatro componentes: a) Apresentação oral e discussão de um artigo científico (20%) b) Elaboração, individual, de uma proposta de projeto de investigação: descrição de objetivos, estado da arte, metodologia, orçamento e gestão do projeto, disseminação (40%) c) Participação na avaliação coletiva das propostas apresentadas pelos colegas, segundo um modelo semelhante ao utilizado em competições para financiamento (20%) d) Avaliação das intervenções nas aulas e desempenho durante a participação em tarefas de grupo (20%).