Disciplina: Complementos de Estatística
Área Científica:
Matemática
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1. - O1 - Complementar a formação estatística.
2. - O2 - Dotar os alunos de recursos para abordarem situações em que os dados não têm distribuição normal.
3. - O3 - Proporcionar o conhecimento de uma área da estatística própria para lidar com tempos de vida (em sentido lato).
4. - O4 - Possibilitar a aprendizagem do software SPSS (eventualmente também do software R), para utilizar como ferramenta nos temas abordados.
Conteúdos / Programa:
1. - Estatística Não-Paramétrica
2. - Análise de Sobrevivência
Bibliografia / Fontes de Informação:
Cox, D.R. , 1996 , Analysis of survival data , Chapman & Hall
Everitt, B.S. , 2019 , The analysis of contingency tables , Wiley, New York
Harris, E.K., Albert, A. , 1991 , Survivorship analysis for clinical studies , Dekker
Kalbfleisch, J.D., Prentice, R.L. , 1980 , The statistical analysis of failure time data , Wiley
Klein, J.P., Moeschberger, M.L. , 1998 , Survival analysis. Techniques for censored and truncated data , Springer-Verlag, New York
Siegel, S. , 1975 , Estatística não-paramétrica (para as ciências do comportamento) , McGraw-Hill
Lawless, J. F. , 2002 , Statistical Models and Methods for Lifetime Data , Wiley. University of Waterloo, New Jersey, U.S.A.
Sprent, P. e Smeeton N. C. , 2001 , Applied nonparametric statistical methods , Chapman & Hall: CRC
Brostrom, G. , 2012 , Event History Analysis with R , CRC Press
Carvalho, M.S., Andreozzi, V.L., Codeço, C.T., Campos, D.P., Barbosa, M.T.S. e Shimakura, S.E. , 2011 , Análise de Sobrevivência: teoria e aplicações em saúde , Editora FIOCRUZ
Rocha, C. e Papoila, A.L. , 2009 , Análise de Sobrevivência , Edições SPE
Maroco, J. , 2010 , Análise Estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS) , ReportNumber, Lda
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
M1 - As aulas teóricas são do tipo expositivo (recorrendo ao computador e ao projetor), embora os alunos possam intervir sempre que precisarem. M2 - As aulas teórico-práticas destinam-se essencialmente à resolução, pelos alunos, dos exercícios propostos. No entanto, é feito um acompanhamento individual e, quando necessário, geral. M3 - Esta UC, sendo uma preparação dos alunos para o futuro, coloca-os em situações análogas às que vão enfrentar, de modo que parte da avaliação traduz isso mesmo. Assim, os alunos são convidados a escolher um artigo na b-on, em inglês, sobre Análise de Sobrevivência e transmitir oralmente à turma, em português, as ideias base do artigo. Este trabalho ocorre no final do semestre e tem uma ponderação de 20%. M4 - Para cada capítulo da UC os alunos realizam uma frequência, cada qual com ponderação de 40%. Em caso de insucesso, existe a época de recurso, que permite a recuperação da avaliação feita por frequência.