Disciplina: Combinatória - Fundamentos e Aplicações

Área Científica:

Matemática

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Formação em alguns conteúdos clássicos de Combinatória. Estimular e desenvolver as capacidades de raciocínio, rigor, dedução e abstração. Pretende-se ainda fornecer métodos e regras que possibilitem a aplicação de novas "ferramentas" matemáticas fundamentais. Novas abordagens a problemas tradicionais. Familiarizar os alunos com as provas dos resultados e exigir o conhecimento de parte delas.

Conteúdos / Programa:

1 - Contagem e listagem 1.1. Contagem 1.2. Triângulos especiais 1.3. Sequências e números especiais
2 - Funções geradoras e relações de recorrência 2.1. Combinações geradoras e permutações geradoras
3 - Grafos 3.1. Árvores 3.2. Coloração 3.3. Dígrafos e redes
4 - Designs 4.1. Conceitos básicos sobre designs 4.2 BIBD (bloco design incompleto equilibrado) 4.3. T-designs 4.4.Minimum covering (packing) and maximum covering

Bibliografia / Fontes de Informação:

R.A. Brualdi , 1999 , Introductory Combinatorics , Prentice Hall
Charles J. Colbour, Mathon RA, Alexandre Rosa , 1987 , Combinatorial Design Theory , Holanda do Norte
Edward A. Bendert e S. Gill Williamson , 1991 , Foundations of Applied Combinatorics , Addison-Wesley Publishing Company
John Harris, M. Jeffry L. Hirst, Michael J. Mossinghoff , 2005 , Combinatorics and Graph Theory , Springer
Louis Comtet , 2001 , Advanced Combinatorics , Springer
Martin Aigner , 1997 , Combinatorial Theory , Springer
Russel Merris , 2003 , Combinatorics , John Wiley & Sons, Inc
J.M.S. Simões Pereira , 2009 , Matemática Discreta: Grafos, Redes, Aplicações , Luz da Vida
Kenneth H. Rosen , 2000 , Discrete and Combinatorial Mathematics , CRC Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas teóricas foram essencialmente expositivas recorrendo sempre a exemplos práticos. As aulas teóricopráticas basearam-se na resolução de exercícios e sua discussão. A avaliação foi feita com 2 frequências, 1ª frequência sobre os pontos 1 e 2 do programa (com peso 35%), 2ª frequência sobre os pontos 3 e 4 do programa (com peso 35%) e 2 trabalhos com peso de 15% cada. Na época de recurso os alunos puderam recuperar apenas a nota de uma das frequências.