Disciplina: Séries Cronológicas e Previsão

Área Científica:

Matemática

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O1. Dotar os alunos de conhecimentos gerais e compreensão dos aspetos fundamentais da modelação e previsão de séries cronológicas;
2 - O2. Conhecer a importância que a previsão desempenha no apoio à tomada de decisão dentro das organizações;
3 - O3. Capacidade de análise crítica, quantitativa e comparativa de problemas no contexto da previsão;
4 - O4. Capacidade de usar software de matemática na análise de dados;
5 - O5. Capacidade de trabalhar com equipas multidisciplinares e de planear, escrever e apresentar resultados.

Conteúdos / Programa:

1 - P1. Introdução às séries cronológicas e previsão (exemplos de aplicação, importância da previsão; metodologia geral de um problema de previsão).
2 - P2. Modelos de decomposição (decomposição clássica; análise da tendência; análise da sazonalidade); Técnicas de análise de uma série temporal nos domínios tempo (correlograma; função de autocorrelação) e frequência (periodograma).
3 - P3. Problema da previsão otimal (medidas de desempenho).
4 - P4. Modelos de previsão clássicos (métodos de alisamento exponencial; modelos de autocorrelação e modelos paramétricos de regressão linear determinísticos).
5 - P5. Modelos de previsão mais avançados (modelos de regressão dinâmica).

Bibliografia / Fontes de Informação:

Stevenson, W.J , 1986 , Estatística aplicada à administração , , Editora Harbra
Makridakis, S., Wheelwright, S.C., e Hyndman, R.J , 1998 , Forecasting: methods and applications , John Wiley & Sons
Brockwell, P.J., e Davis, R.A , 1996 , Introduction to time series and forecasting , Springer, New York
Murteira, B.J.F., Muller, D.A., e Turkman, K.F , 1993 , Análise de sucessões cronológicas , McGraw-Hill, Lisboa
Montgomery, D.C., Jennings, C.L., e Kulahci, M. , 2008 , Introduction to time series analysis and forecasting , John Wiley & Sons

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
M1. Aulas expositivas; M2. Resolução de exercícios; M3. Trabalho prático em laboratório. Metodologia de avaliação: M4. Dois mini-testes (peso 1/4 cada) M5. Trabalho prático (peso 1/2)