Mestrado em Literatura, Cultura e Diversidade
Os objetivos gerais são:
- adquirir uma base de conhecimento avançado da literatura e da cultura que permita o desenvolvimento de originalidade e iniciativa na aplicação de ideias a nível profissional;
- aplicar conhecimento, compreender e resolver problemas em novos contextos e em diferentes ambientes multidisciplinares relacionados com o campo de estudo;
- ter a capacidade de integrar conhecimentos e lidar com a complexidade, formular juízos a partir de informação, refletindo sobre a responsabilidade social e ética da sua aplicação;
- desenvolver a investigação, o conhecimento, a recuperação, o estudo e a difusão das culturas e as literaturas, a partir do respeito e da promoção da diversidade cultural.
Os objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes compreendem o uso de metodologias, específicas e diversas, de forma autónoma e integrada, o desenvolvimento de pesquisa orientada e de forma independente e o desenvolvimento da mobilidade internacional e a compreensão cultural.
O curso foi reconhecido, por despacho de 27-01-2022 do Senhor Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, para efeitos de progressão na carreira dos docentes dos grupos de recrutamento 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340, do Ensino Básico, 2.º e 3.º ciclos, e Ensino Secundário, nos termos previstos pelo artigo 54.º do Estatuto da Carreira Docente.
INFORMAÇÕES GERAIS
CÓDIGO DGES:
1306/MA66 (INSTITUIÇÃO/CURSO)
DURAÇÃO DO CURSO:
4 SEMESTRES / 2 ANOS
O ciclo de estudos orientado para a obtenção do grau de mestre em Literatura, Cultura e Diversidade compreende 4 semestres (2 anos letivos), sendo concedido o grau a quem nele obtiver 120 ECTS. Este mestrado visa, de forma inovadora, oferecer a possibilidade do desenvolvimento das competências críticas e analíticas no campo dos estudos literários e culturais. Contando com a experiência de especialistas reconhecidos, este mestrado alia o estudo ao trabalho prático, num contexto interdisciplinar, enveredando por um caminho no qual se ligam diferentes perspetivas teóricas e metodológicas, permitindo a leitura, interpretação e reflexão sobre uma variedade de documentos literários e culturais que abordam a diversidade em várias áreas, do pós-colonialismo às questões migratórias, do género à igualdade de oportunidades, das questões ligadas às linguagens artísticas, aos media e às subculturas.
Os objetivos gerais são:
- adquirir uma base de conhecimento avançado da literatura e da cultura que permita o desenvolvimento de originalidade e iniciativa na aplicação de ideias a nível profissional;
- aplicar conhecimento, compreender e resolver problemas em novos contextos e em diferentes ambientes multidisciplinares relacionados com o campo de estudo;
- ter a capacidade de integrar conhecimentos e lidar com a complexidade, formular juízos a partir de informação, refletindo sobre a responsabilidade social e ética da sua aplicação;
- desenvolver a investigação, o conhecimento, a recuperação, o estudo e a difusão das culturas e as literaturas, a partir do respeito e da promoção da diversidade cultural.
Os objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes compreendem o uso de metodologias, específicas e diversas, de forma autónoma e integrada, o desenvolvimento de pesquisa orientada e de forma independente e o desenvolvimento da mobilidade internacional e a compreensão cultural.
O curso foi reconhecido, por despacho de 27-01-2022 do Senhor Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, para efeitos de progressão na carreira dos docentes dos grupos de recrutamento 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340, do Ensino Básico, 2.º e 3.º ciclos, e Ensino Secundário, nos termos previstos pelo artigo 54.º do Estatuto da Carreira Docente.
CÓDIGO DGES:
1306/MA66 (INSTITUIÇÃO/CURSO)
DURAÇÃO DO CURSO:
4 SEMESTRES / 2 ANOS
{{currentVideo.curso_videos_descricao}}
{{otherVideo.curso_videos_descricao}}
{{currentVideo.curso_videos_descricao}}
{{otherVideo.curso_videos_descricao}}
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Os graduados desenvolvem competências variadas nas áreas da análise e reflexão, comunicação, edição de textos, investigação, formação, assessoria e consultadoria em instituições culturais, empresas ou na administração pública, assessoria no campo da cultura e da ciência, profissional de companhia editora, agência de informação ou publicações periódicas no que toca à parte científica, cultural e literária, curadoria de instituições culturais.
DESTINATÁRIOS
Podem candidatar-se a este curso os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal na Área das Ciências Sociais e Humanas ou das Artes; titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado; detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pelos responsáveis pelo ciclo de estudos como atestando a capacidade para a realização do ciclo de estudos.
Tendo em consideração o reconhecido valor que as artes e a cultura representam na compreensão das identidades nacionais e regionais, assim como a sua importância nas indústrias e economia criativas, numa era marcada pela globalização, fluxos migratórios e rápida disseminação cultural, este programa de segundo ciclo pretende oferecer uma formação sólida que envolve a interação entre estudos culturais, estudos literários e artísticos, estudos de género e de intermedia.
-
1º
Ano
DisciplinasÁrea CientíficaECTS1º semestre2º semestreOptativa Grupo A
-
2º
Ano
DisciplinasÁrea CientíficaECTS1º semestreOptativa Grupo COptativa Grupo B **2º semestreOptativa Grupo B **
**A unidade curricular é anual
A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) tem como missão garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos.
-
PLANO CURRICULAR
-
ACREDITAÇÃO/AVALIAÇÃO
A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) tem como missão garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos.
Sem informação de acreditação/avaliação. - OUTRAS INFORMAÇÕES