Disciplina: Literatura em Diálogo
Área Científica:
Literatura
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Identificar o diálogo como um dos géneros de maior fortuna na Literatura
2 - Reconhecer a matriz clássica do género
3 - Evidenciar articulações entre a prática dialógica e o discurso teórico
4 - Enunciar constantes e variações temáticas do género
5 - Utilizar as potencialidades argumentativas do diálogo
Conteúdos / Programa:
1 - A fortuna do diálogo na Literatura Portuguesa (do séc. XVI ao séc. XXI). Modelos Clássicos: entre Platão, Cícero e Luciano. Da teorização à prática. A retórica do género. Constantes e variações temáticas Livros e folhetos.
Bibliografia / Fontes de Informação:
DIAZ-TOLEDO, Aurelio Vargas. , 2013 , Uma primeira aproximação do corpus dos Diálogos Portugueses dos séculos xvi-xvii 2013, pp. 65-130. ,
LUÍS, Pedro Fernando Catarino , 2009 , A Academia dos Humildes e Ignorantes (1758-1770) : as letras e as luzes para o homem comum. ,
NASCIMENTO, Maria Teresa , 2012 , O Diálogo na Literatura Portuguesa. Renascimento e Maneirismo. , Coimbra, Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos.
NASCIMENTO, Maria Teresa , 2015 , "João de Barros: le Pionnier du Dialogue Portugais" , Presses Universitaires François Rabelais de Tours, Presses Universitaires de Rennes
NASCIMENTO, Maria Teresa , 2016 , O Diálogo Quinhentista Português como mecanismo censório: leituras e leitores? , Iberoamericana e Vervuert,
NASCIMENTO, Maria Teresa , 2017 , O Diálogo na Literatura Portuguesa do séc. XIX: identificação e caracterização do corpus ,
NASCIMENTO, Maria Teresa (coord) , 2016 , Revista Limite. Revista de Estudios Portugueses y de la Lusofonía. . Dedicado a: Diálogo e Política ,
ALPALHÃO, Margarida Santos e DIAS, Isabel Barr os , 2016 , Diálogos Portugueses: contributo para um catálogo. (Idade Média-século XVIII). eHumanista 33 ,
DIAZ-TOLEDO, Aurelio Vargas , 2013 , Uma primeira aproximação do corpus dos Diálogos Portugueses dos séculos xvi-xvii ,
A Academia dos Humildes e Ignorantes (1758-1770) : as letras e as luzes para o homem comum , 2009 , LUÍS, Pedro Fernando Catarino ,
Literatura e espiritualidade na obra de Teodoro de Almeida [1722-1804] , 2007 , SANTOS, Zulmira , Lisboa: FCT-FCG
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica e teórico-prática, construindo um quadro de referência de base, quer através de exposição, quer de trabalhos de pesquisa e síntese. A avaliação será constituída por dois momentos, com igual ponderação de 50%: trabalho individual; trabalho de grupo.