Disciplina: Edição e Revisão Linguística

Área Científica:

Linguística

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1.1 - Compreender as funções da Norma e as várias dimensões da Variação linguística.
1.2 - Aprofundar conhecimentos teóricos, competências metodológicas e técnicas que permitam desenvolver trabalhos de análise crítica sobre o funcionamento e o uso da língua portuguesa, na sua vertente escrita (textual)
1.3 - Avaliar a qualidade de textos de diferentes géneros, tendo em conta critérios explícitos (contextuais, macro-organizacionais e linguísticos)
1.4 - Saber selecionar os instrumentos mais apropriados ao desempenho de diferentes tipos de tarefas no âmbito da revisão linguística
1.5 - Identificar áreas de variação e instabilidade no sistema linguístico do português
1.6 - Desenvolver práticas de consulta e uso de instrumentos de normalização do português disponíveis e adequadas ao trabalho de revisão linguística

Conteúdos / Programa:

1 - Norma e Variação
1.1 - O papel da Norma
1.2 - Mudança e fixação da norma; Instrumentos de normalização linguística
1.3 - Dimensões da variação linguística
1.4 - O oral e o escrito: suportes e representações
2. - A Escrita
2.1 - Fundamentos e características do sistema ortográfico do português contemporâneo.
2.2 - Interfaces Escrita/Leitura
3. - O Texto
3.1 - Mecanismos de textualização
3.2 - Aspetos pragmáticos da Produção Escrita
4. - A Revisão e a Edição de Texto
4. 1 - Áreas críticas nas produções escritas (estruturas argumentativas, relações entre frases, questões de concordância, etc.)
4.2 - Da produção à reformulação dos textos: mecanismos e suportes de revisão de produções escritas

Bibliografia / Fontes de Informação:

Peres, João & Móia, Telmo , 1996 , Áreas críticas da língua portuguesa. , Lisboa: Caminho
Duarte, Inês , 2000 , Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise. , Lisboa: Universidade Aberta
Coutinho, Maria Antónia. , 2003 , Texto(s) e competência textual , Lisboa: FCG/FCT.
Murray, Rowena & Moore, Sarah , 2006 , The Handbook of Academic Writing , McGraw-Hill Education
Sebba, Mark , 2007 , Spelling and Society: The Culture and Politics of Orthography Around the World , Cambridge: Cambridge University Press
Paiva Raposo, Eduardo / Maria Fernanda Bacelar do Nascimento / Maria Antónia Coelho da Mota / Luísa Segura / Amália Mendes (coords.) , 2013 , Gramática do Português, Vol.1 e Vol.2 , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Para além de uma componente de exposição teórica, através da qual se procura partilhar conhecimento produzido sobre os conteúdos previstos no programa, a componente teórico-prática, com maior expressão, é dedicada à realização de atividades de aprendizagem de observação, de resolução de problemas e de experimentação e uso de ferramentas adequadas ao exercício da revisão e edição linguísticas. Será exigido um relatório individual de uma atividade prática (revisão e edição linguística de um texto académico/científico) e a sua apresentação oral (50% + 50%).