Disciplina: Sociedades e Culturas Insulares

Área Científica:

Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Equacionar os conceitos de "condição de ilhéu" e de "sociedade insular".
2 - Problematizar a noção de "insularidade".
3 - Refletir sobre particularidades de comunidades insulares no seu envolvimento com outras disciplinas (ex.: geografia, recursos naturais, história, origens das populações, ligações e mobilidades).
4 - Interpretar a literatura e a cultura como cosmovisão do mundo insular.
5 - Identificar problemáticas culturais nos diferentes géneros literários.
6 - Intensificar o contacto com instrumentos de trabalho e vários materiais de apoio aos assuntos a investigar.
7 - Adquirir competências que possam ser aplicáveis à elaboração específica de projetos de investigação na área condizente.

Conteúdos / Programa:

1. - 1. Configurações do espaço insular na Cultura Ocidental 1.1. Ilhas míticas, lendárias e utópicas 1.2. Ilhas reais e as suas representações
2. - 2. Cartografias das Sociedades e Culturas Insulares 2.1. A consciência da Insularidade: Identidades e Alteridades em diálogo 2.3. Questões de miscigenação cultural - para uma visão rizomática do mundo insular 2.4. Identidade atlântica, arquipelágica e diaspórica
3 - 3. Literatura e cosmovisão do mundo insular: da ilha e do mundo 3.1. Cartografias dos (des)afetos: memória e visão crítica dos tempos 3.2. Ilha(s) e Emigração: Viagem e Utopia em contexto global. 3.3. Consciencialização, Reconhecimento e Afirmação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Abdala Júnior Benjamim; Scarpelli Marli Fantini (orgs.) , 2004 , Portos Flutuantes: Trânsitos Ibero-Afro-Americanos , Granja Viana ? Cotia - SP: Ateliê Editorial
Laura Areias , 2002 , Ilhas Riqueza, Ilhas Miséria , Lisboa: Novo Imbondeiro editores
António Carlos Diegues (org.) , 1997 , Ilhas e Sociedade Insulares , São Paulo: Nupaub/USP
Jean-Claude Marimoutou; Jean-Michel Racault (dir.) , 1995 , L?Insularité: Thématique et Représentations [actes du colloque international de Saint-Denis de la Réunion, avril 1992] , Paris: l?Harmattan / Saint Denis - Université de la Réunion
Anne Meistersheim (coord.) , 1999 , L?île laboratoire [actes du colloque de l?Université de Corse, 19-21 juin 1997] , Ajaccio : Ed. Alain Piazzola
Teresa Mora , 2009 , Viagem, Utopia e Insularidade ? Narrativas Fundadoras da Ciência e da Sociedade Moderna , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a Ciência e a Tecnologia ? Ministério da Ciênci
Edward Shils , 1992 , Centro e Periferia , Lisboa: Difel

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas de tipologia diversa permitem sessões de carácter expositivo, atividades orientadas, apresentação e discussão de temas relativos aos pontos do programa. Os elementos de avaliação são os seguintes: um resumo (20%), um trabalho escrito (40%) e uma apresentação oral (40%).