Disciplina: Sociolinguística
Área Científica:
Linguística
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1.1 - Conhecer os princípios teóricos e metodológicos da abordagem da Sociolinguística Variacionista da variação e mudança linguística.
1.2 - Identificar os domínios da(s) gramática(s) do português falado na Europa, no Brasil e em África mais sujeitos a variação e mudança
1.3 - Analisar e comparar fenómenos variáveis do português, através de dados retirados de corpora orais ou da leitura de estudos de caso
1.4 - Saber utilizar ferramentas de análise quantitativa de dados sociolinguísticos retirados de corpora orais;
1.5 - Compreender os contributos dos estudos que se encontram no domínio do Contacto Linguístico (produtos linguísticos resultantes, atitudes e crenças linguísticas, Paisagem Linguística) para a análise qualitativa da Variação Linguística.
Conteúdos / Programa:
1. - A abordagem sociolinguística da variação e mudança linguística.
1.1 - Aspetos da variação e mudança do português (léxico, fonologia, morfologia e sintaxe)
1.2 - A Sociolinguística Variacionista (princípios teórico-metodológicos)
1.2.1 - Regra Variável. Variável dependente e variáveis independentes (linguísticas e extralinguísticas). Análise quantitativa e qualitativa, com base em amostras do Corpus do Português Falado na Madeira.
2. - Contacto Linguístico, Variação e Correlatos Sociais
2.1 - Produtos linguísticos resultantes de línguas/variedades em contacto
2.2 - Crenças e atitudes face às línguas/variedades em contacto
2.3 - Valores simbólicos relacionados com a presença das línguas no espaço público ou Paisagem Linguística.
Bibliografia / Fontes de Informação:
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Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Os objetivos desta unidade requerem a repartição do tempo lectivo entre aulas teórico-práticas e práticas. As aulas teórico-práticas centram-se na articulação entre a exposição sobre um tópico do programa, a observação de dados que o ilustrem e a leitura acompanhada de estudos de caso sobre o tópico em questão. Nas aulas práticas consistem na prática de análise, com vista a desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos obtidos e na execução das atividades subjacentes aos conteúdos programáticos propostos. A avaliação tem por objeto a realização de um relatório escrito (de um trabalho prático, com recurso ao programa Goldvarb X) e a sua apresentação oral (50% + 50%).