Disciplina: Pragmática, Discurso e Cognição

Área Científica:

Linguística

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - Esta unidade curricular fornece os conhecimentos teóricos necessários para descrever e analisar a comunicação linguística numa vasta gama de contextos comunicativos.
2 - Introduz os principais conceitos teóricos que definem as abordagens contemporâneas para a compreensão da linguagem na comunicação.
3 - Pretende-se que os estudantes reconheçam, descrevam e expliquem os usos não-literais da linguagem na comunicação.
4 - Tem, também, como objectivo familiarizar os estudantes com a recolha, a transcrição e a análise de dados autênticos, por forma a desenvolverem competências na aplicação prática e na avaliação crítica de conceitos e nas abordagens teóricas fundamentais da pragmática, da análise do discurso e da cognição.

Conteúdos / Programa:

1 - Definição de conceitos-chave
1.1 - texto e contexto
1.2 - contexto, cognição, cultura
1.3 - coerência
1.4 - coesão
1.5 - frase / enunciado
1.6 - registo
1.7 - comunicação multimodal
2. - Abordagens sobre a linguagem na comunicação
2.1 - Linguística textual
2.2 - Análise do discurso
2.3 - Atos de fala
2.4 - Pragmática: Consciência pragmática; A corrente Anglo-americana; A corrente europeia continental
2.5 - Abordagens funcionalistas e cognitivas: semiótica social; conhecimento sóciocultural e modelos mentais; interação humana: fatores sociais, psicológico-cognitivos
3 - Linguagem descritiva e interpretativa
3.1 - Usos figurativos da linguagem: metáfora; ironia e sarcasmo; metonímia; hipérbole
4 - Comunidades e práticas discursivas
4.1 - Geolinguística: língua, cultura e sociedade
4.2 - Conversação diária (por exemplo, comunicação fática)
4.3 - Linguagem dos media e ideologia
4.4 - Linguagem publicitária
4.5 - Linguagem jurídica

Bibliografia / Fontes de Informação:

Allott, N. , 2010 , A introdução à CU pretende familiarizar os estudantes com conceitos-chave em Pragmática, Análise do Discurso e Cognição, bem como os seus principais fundamentos teóricos (Itens 1 e 2). Segue-se um conjunto de sessões de natureza prática em que é supo , London: Continuum
Horn, L. And Kecskes, I. , (2013 , Pragmatics, Discourse and Cognition , Geneva-Paris: Librairie Droz: 353-375
Halliday, M.A.K. and Hasan, R. , 1976 , Cohesion in English , London: Longman
Crystal, D. , 2008 , A Dictionary of Linguistics and Phonetics , Oxford: Blackwell
Lyons, J. , 1977 , Semantics 1 , Cambridge: Cambridge University Press
Kress, G , 2010 , Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication , New York: Routledge.
Mey, J.L. , 1993 , Pragmatics: An Introduction , Oxford: Blackwell J
Clarke, S , Macmillan English Grammar in Context: Student's Book With Key Pack , London: Macmillan
Escandell-Vidal, V in Guillén-Nieto, V. Marimόn-Llorca, C. And Vargas-Sierra, C. (eds): , 2009 , Social Cognition and Intercultural Communication in , Intercultural Business Communication and Simulations and Gaming Methodology , Berna: Peter Lang
Biber, D. and Conrad, S , 2009 , Register, Genre and Style , Cambridge: Cambridge University Press
De Beaugrande, R. and Dressler, W. U. , 1981 , Introduction to Text Linguistics , New York: Routledge
James, P. G. , 2010 , An Introduction to Discourse Analysis: Theory and Method , New York: Routledge
Lyons, J. , 1977 , Semantics 2 , Cambridge: Cambridge University Press
Behrens, H. , Corpora in Language Acquisition Research - History, Methods, Perspectives , Amsterdam: John Benjamins
Bowker, L. And Pearson, J. , 2002 , Working with Specialized Language: A Practical Guide to Using Corpora , London: Routledge
Capone, A. And Mey, J. (eds) , 2016 , Interdisciplinary Studies in Pragmatics, Culture and Society , NewYork: Springer
Kecskés, I. , Oxfor , Intercultural Pragmatics , Oxford: Oxford University Press
Pinker, S. , 2015 , Language, Cognition and Human Nature , Oxford: Oxford University Press
Escandell-Vidal, V. 2009 in Guillén-Nieto, V. Marimόn-Llorca, C. And Vargas-Sierra, C. (eds): Intercultural Business Communication and Simulations and Gaming Methodology , 2009 , Social Cognition and Intercultural Communication , Berna: Peter Lang pp. 65-96
Horn, L. And Kecskes, I. , (2013 , Pragmatics, Discourse and Cognition , Geneva-Paris: Librairie Droz: 353-375
Kecskés, I. , Oxfor , Intercultural Pragmatics , Oxford: Oxford University Press
Pinker, S. , 2015 , Language, Cognition and Human Nature , Oxford: Oxford University Press
Escandell-Vidal, V in Guillén-Nieto, V. Marimόn-Llorca, C. And Vargas-Sierra, C. (eds): , 2009 , Social Cognition and Intercultural Communication in , Intercultural Business Communication and Simulations and Gaming Methodology , Berna: Peter Lang
Lyons, J. , 1977 , Semantics 1 , Cambridge: Cambridge University Press
Lyons, J. , 1977 , Semantics 2 , Cambridge: Cambridge University Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A apresentação do conteúdo teórico (32hs) é apoiada por sessões teórico-práticas (32hs). A metodologia de ensino / aprendizagem é orientada para a tarefa de desenvolver habilidades e competências dos estudantes para a identificação autónoma de problemas de investigação, recolha e descrição de dados relevantes, bem como a análise de dados que evidenciem a sua compreensão crítica das questões teóricas das temáticas centrais da Unidade Curricular. A primeira parte da avaliação dos resultados dos alunos inclui as suas propostas de investigação individuais (50%), seguida da segunda parte, ou seja, a apresentação do projecto em fórum (50%).