Disciplina: Técnicas de Investigação em Linguística
Área Científica:
Linguística
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1.1 - Compreender as etapas do processo de investigação científica
1.2 - Analisar as questões teórico-metodológicas implicadas na produção científica;
1.3 - Relacionar e adequar hipóteses com métodos de investigação e/ou processos de análise estatística;
1.4 - Construir um Inquérito por Questionário e Entrevista;
1.5 - Saber usar técnicas e instrumentos de análise de corpora;
1.6 - Dominar as metodologias de análise quantitativa e qualitativa, tendo em vista as variáveis linguísticas e sociais;
Conteúdos / Programa:
1. - Construção de um plano de Investigação
1.1 - Temas e Objetivos
1.2 - Pesquisa bibliográfica
1.3 - Estruturação do trabalho
1.4 - Revisão e edição
2. - Metodos de Recolha de Dados
2.1 - Construção de instrumentos de recolha (inquéritos, entrevistas, questionários)
2.2 - Testagem dos instrumentos (validação)
2.3 - Implementação dos instrumentos (trabalho de campo)
3. - A linguística de Corpus e os seus instrumentos
3.1 - Aplicação multidisciplinar
3.2 - Técnicas e/ou Instrumentos (diferentes contextos de uso)
3.3 - Apresentação de programas de análise de concordâncias
3.4 - Abordagens baseadas em corpus multidisciplinares
4. - Análise Quantitativa e Qualitativa
4.1 - Covariação: variáveis linguísticas e sociais (classe socio-económica, género, idade)
4.2 - Apresentação de programas de análise estatística
4.3 - Análise de conteúdo
Bibliografia / Fontes de Informação:
CHAMBERS, J. K. et alii. (orgs.) , 2008 , The handbook of language variation and change , Blackwell Publishers
TAGLIAMONTE, Sali , 2006 , Analysing Sociolinguistic Variation , Cambridge University Press
LITOSSELITI, Lia (ed.) , 2010 , Research Methods in Linguistics , Continuum International Publishing Group
GHIGLIONE, R., MATALON, B. , 1993 , O Inquérito - Teoria e Prática , Oeiras: Celta Editora
McENERY, Tony, & WILSON, A., , 1996 , Corpus Linguistics , Edimburg: University Press
SINGLY, F. , 1992 , L?enquête et ses méthodes: Le questionnaire , Paris: Nathan
WYNNE, M. (ed.) , 2005 , Developing Linguistic Corpora: A Guide to Good Practice , Oxford: Oxbow Books.
CHAMBERS, Jack K. e TRUDGILL, Peter (eds.) , 1998 , Dialectology , Cambridge: Cambridge University Press
TRUDGILL, Peter , 1984 , On Dialect: Social and Geographical Perspectives , Oxford, New York: Blackwell
MALLINSON, Christine, CHILDS, Becky & Gerard Van Herk , 2013 , Data Collection in Sociolinguistics Methods and Applications , New York, NY: Routledge
JOHNSON, Keith , 2008 , Quantitative Methods in Linguistics , BLACKWELL PUBLISHING
DOLLINGER, Stephan , 2015 , The Written Questionnaire in Social Dialectology , John Benjamins B.V.
LAMELI, Alfred, KEHREIN, Roland, & RABANUS, Stefan , 2010 , Language and Space. An International Handbook of Linguistic Variation. Volume 2: Language Mapping Part I , DE Gruyter Mouton
KRUG, Manfred & SCHLUTER, Julia (eds) , 2013 , Research Methods in Language Variation and Change , Cambridge University Press
O'Keeffe, Anne & McCARTHY, Michael (eds) , 2010 , The Routledge Handbook of Corpus Linguistics , London/New York: Routledge
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
O programa é composto por quatro módulos. Cada um é constituído por 5 T (aulas teóricas), de tipo expositivo, 6TP (aulas teórico-práticas), onde se privilegia a resolução de problemas, discussão de conceitos e a sua aplicação prática, 2,5 S (Seminário), no qual se prevê a participação de convidados para a abordagem de um tema específico e 5 OT (Orientação Tutorial), para a elaboração de um trabalho de investigação autónomo. A avaliação consiste num trabalho de investigação individual (50%) e na sua apresentação oral (50%). Os critérios de avaliação, definidos pelos quatro docentes, baseiam-se na aplicação dos conhecimentos adquiridos nos quatro módulos.