Disciplina: Estudos Culturais

Área Científica:

Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Dominar terminologias, metodologias e teorias numa perspetiva inter e multidisciplinar, no âmbito dos Estudos Culturais.
2 - Compreender as contribuições das mais variadas áreas do saber afetas à(s) matéria(s) tratada(s) no campo dos Estudos Culturais.
3 - Analisar os discursos humanos pelo que eles relevam de representação da realidade, pondo em ênfase as relações entre os homens e o seu meio envolvente.
4 - Demonstrar capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas e adquirir hábitos de trabalho, de investigação, de planificação, de coordenação e de concretização.
5 - Valorizar a investigação ao longo do processo de formação e aplicar os conhecimentos nas mais variadas situações.
6 - Adquirir competências que permitam ao aluno trabalhar em equipas multidisciplinares

Conteúdos / Programa:

1 - Cultura. Cultura(s). Estudos culturais. Conceitos e teorias
2 - Multiculturalismo e Interculturalidade
3 - Colonialismo e Pós-colonialismos
4 - Memória. Identidade Cultural e Conflito
5 - Géneros. Minorias. Periferias
6 - A importância dos Estudos Culturais para a Gestão Cultural

Bibliografia / Fontes de Informação:

Cuche, Denys, , 2006 , A Noção de Cultura nas Ciências Sociais, Lisboa , Fim-de-Século
BAPTISTA, Maria Manuel (coord.) , 2009 , Cultura: Metodologias e Investigação, Coimbra, , Grácio Editor,
BARKER, Chris , 2008 , Cultural Studies - Theory and Practice, , Sage
CEREZUELA, David Roselló; COLOMBO, Alba , 2008 , Gestión Cultural: Estudios de caso , Barcelona , Editorial Ariel
FERIN, Isabel, , 2002 , Comunicação e culturas do quotidiano, Lisboa, , Editorial Quimera Lda,
HALL, Stuart. , 2003 , Da Diáspora: identidades e mediações culturais. , Belo Horizonte: UFMG,
LOOMBA, Ania, , 1989 , Colonialism/Postcolonialism, London and New York, , Routledge,
MATTELART, Armand. , 2004 , Introdução aos Estudos Culturais. São Paulo , Parábola Editorial,
MOESSINGER, Pierre , 2000 , Le jeu de l?identité, Paris, PUF, , Le sociologique»
PIRES, Maria Laura Bettencour , 2006 , Teorias da Cultura. Lisboa , Universidade Católica Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas combinam a componente teórica (apresenta-se e discute-se os princípios teóricos dos conteúdos programáticos) e a componente prática (o aluno aplica os conhecimentos e expõe as suas reflexões). As atividades em contexto de sala de aula deverão ser propícias à discussão conjunta e à partilha de ideias. Além do debate de ideias e de trocas de dados ou perceções, será realizado um trabalho prático de investigação. Com esta atividade, pretende-se que os mestrandos adquiram práticas de investigação e que, ao mesmo tempo, fomentem o gosto pela área dos Estudos Culturais, sem descurar a sua aplicabilidade no contexto do Mestrado em Gestão Cultural. Avaliação: Elaboração de um trabalho de investigação sobre um tópico do programa. 50% - apresentação oral do trabalho de investigação no final do semestre (com apresentações periódicas: resumo, plano do trabalho , bibliografia geral e específica); 50% - trabalho escrito (entrega no final do semestre).

Regente da Disciplina:

Leonor da Fonseca Martins Coelho