Disciplina: Empreendedorismo Cultural
Área Científica:
Gestão
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - O estudante deverá desenvolver uma perspetiva holística acerca do empreendedorismo em geral, e do empreendedorismo cultural em particular, bem como das conexões com o ecossistema que lhe está associado;
2 - O aluno deverá compreender e diferenciar as múltiplas dimensões (económicas, financeiras, sociológicas e psicológicas) presentes no empreendedorismo bem como a sequência que o envolve: desde a identificação da oportunidade até à fase madura do projeto;
3 - O estudante ficará familiarizado com os conteúdos associados à inovação enquanto fenómeno conexo ao empreendedorismo;
4 - O aluno deverá ser capaz de manusear algumas ferramentas analíticas cruciais para a estruturação de um projeto de empreendedorismo: ideia, "start up", crescimento e maturidade. Abordaremos ainda o fenómeno da internacionalização.
5 - O aluno deverá ser capaz de identificar uma oportunidade de negócio de âmbito cultural e elaborar um projecto de negócio.
Conteúdos / Programa:
1 - Empreendedorismo
2 - Inovação
3 - Desenvolvimento de uma ideia de negócio
4 - Modelo de negócio
5 - Crescimento
6 - Internacionalização
Bibliografia / Fontes de Informação:
Richard A. Brealey, Stewart C. Myers, Franklin Allen , 2014 , Principles of corporate finance , McGraw-Hill/Irwin
Kotler, P. & Armstrong, G. , 2018 , Principles of Marketing, Global Edition, 17/E , Pearson Education
J. Tidd, J. Bessant , 2016 , Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change , Wiley
Osterwalder, A. and Pigneur, Y. , 2010 , Business Model Canvas , John Wiley
Andy Boynton and Bill Fisher , 2011 , The Îdea Hunter: How to Find the Best Ideas and Make Them Happen , Jossey-Bass
P. Westhead and M. Wright and G. McElwee , 2011 , Entrepreneurship: Perspectives and Cases , Prentice-Hall
Bonita. Kolb , 2015 , Entrepreneurship for Creative and Cultural Industries , Routledge
Rae, David. , 2007 , Entrepreneurship. From opportunity to action , Palgrave Macmillan
Smith, David. , 2010 , Exploring Innovation , McGraw-Hill
Naudin, Annette , 2017 , Cultural entrepreneurship: The Cultural Worker's Experience of Entrepreneurship , Routledge
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos serão tratados nas aulas teóricas (com a apresentação dos princípios e ferramentas teóricas associadas ao empreendedorismo) e nas aulas teórico-práticas (através de participação de convidados, discussão de casos). A avaliação será realizada através da concretização de um exame (50%) e de um trabalho (50%). O exame terá uma nota mínima de 8 valores. Na época de recurso, na época especial ou em sede de melhoria de nota, os critérios de avaliação manter-se-ão inalterados, sendo dada a oportunidade ao aluno de recuperar ou melhorar somente a nota do exame.