Disciplina: Património Natural

Área Científica:

Geologia

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Ser capaz de refletir criticamente sobre os diferentes domínios das ciências naturais.
2 - Dominar os principais modelos de evolução da biosfera e geosfera.
3 - Ser capaz de investigar em diferentes áreas da biodiversidade e geodiversidade.
4 - Reconhecer os principais mecanismos e processos de transformação na terra.
5 - Conhecer as metodologias e estratégias de biogeoconservação.
6 - Ser capaz de planear atividades de intervenção nos diferentes contextos do Património Natural.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução ao Património Natural.
2 - Geodiversidade e geoconservação.
3 - Descrevendo a geodiversidade.
3.1 - A Terra e a sua origem.
3.2 - Tectónica de placas.
3.3 - Constituintes da terra.
3.3.1 - Minerais e rochas.
3.3.2 - Fósseis.
3.3.4 - Processos e formas.
4 - Perspectiva histórica da preservação da componente geológica do património natural.
5 - Património geológico em Portugal, legislação nacional.
6 - Património geológico na RAM, legislação regional.
7 - Estratégias de Geoconservação.
7.1 - Inventariação
7.2 - Processos de classificação.
7.3 - Monitorização.
7.4 - Estratégias de geoconservação.
7.5 - Valorização e divulgação do património geológico
8 - Geoconservação e sociedade.
8.1 - Geoparques.
8.2 - Geoturismo.
9 - Património natural: Biodiversidade. Introdução ao património biológico.
9.1 - Biodiversidade.
9.2 - Importância do património biológico.
9.3 - Ameaças ao património biológico.
10 - Caracterização do património biológico.
10.1 - Biodiversidade global.
10.2 - Biodiversidade na Europa.
10.3 - Biodiversidade em Portugal.
10.4 - Biodiversidade na Madeira.
11 - Conservação do património biológico.
11.1 - Diretivas Aves e Habitats.
11.2 - Áreas protegidas e classificadas.
11.3 - Projetos de conservação da biodiversidade.
12 - Serviços ecológicos.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Gray, M. , 2013 , Geodiversity, valuing and conserving abiotic nature , Wiley-Blackwell
Brilha, J. , 2005 , Património Geológico e Geoconservação. A Conservação da Natureza na sua vertente geológica , Palimage Editores
Spínola, H. , 2020 , Literacia do Património Natural , MASF Journal 3
Spínola, H. , 2019 , Madeira - Património Natural ,
Sodhi, N.S., Ehrlic , 2010 , Conservation Biology for All , Oxford University Press.
Spínola, H. , 2000 , Biodiversidade no Arquipélago da Madeira , Câmara Municipal de Machico
Ross D., Newsome D , 2010 , Geotourism , Goodfellow Publishers
Reynard, E., Brilha J. , 2017 , Geoheritage: Assessment, Protection, and Management , Elsevier

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologia de Avaliação: Metodologia de aprendizagem baseada na resolução de problemas e projetos. Recorre ao pluralismo estratégico apoiando-se em apresentações, enunciação de problemas, leituras de artigos científicos e realização de projeto de desenvolvimento. O trabalho é essencialmente desenvolvido em pequenos grupos. Pretende-se o desenvolvimento de competências de reflexão critica, argumentação, análise e síntese, resolução de problemas e pesquisa, que potenciem a formação de um profissional de qualidade e capaz de autoformação ao longo da vida. Avaliação individual através de trabalhos de grupo (50% da avaliação total) e de uma prova escrita (50% da avaliação total).