Disciplina: Regiões e Turismo
Área Científica:
Gestão
HORAS CONTACTO:
74 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Esta unidade curricular visa introduzir os alunos aos conceitos fundamentais de desenvolvimento regional e turismo. Os conceitos abordados oferecem um toque multidisciplinar: conhecimento básico relativamente ao potencial de desenvolvimento económico da macaronésia; reconhecimento do papel chave das instituições comunitárias; compreensão dos dilemas e desafios enfrentados pelas ilhas; caracterização da industria turística e modelos de desenvolvimento turístico; industria turística na Madeira.
2 - Adopta-se uma forte enfase prática de forma a potenciar nos alunos avaliação crítica das diferentes prespetivas de compreensão da realidade económica; os estudantes são também convidados a desenvolver competências de resolução de problemas.
3 - Espera-se dos alunos uma contribuição para o conhecimento cientifico através da abordagem de tópicos inovadores. Espera-se que o alunos demonstrem capacidade de aprofundar tópicos com uma toque multidisciplinar.
Conteúdos / Programa:
1 - 1Introdução à temática das regiões. A problemática do desenvolvimento regional na Europa. Conceitos de região. O papel central das regiões na economia mundial.
2 - Caracterização das regiões insulares. Dinâmicas económicas e sociais e modelos de desenvolvimento empresarial no contexto insular. Análise comparativa da estrutura económica no contexto da Macaronésia.
3 - Introdução à problemática do crescimento económico. Introdução aos modelos de desenvolvimento regional. Clusters. Learning regions. Sociedade de Informação. Modelos de desenvolvimento neo-keynesiano. A re-orientação da política de desenvolvimento comunitário
4 - Introdução à problemática da emergência do turismo nas regiões insulares. Modelos de análise do desenvolvimento do turismo no contexto insular: plantation model e Butler´ life cycle. Lições do desenvolvimento da indústria turística no eixo Atlântico/Mediterrâneo: Chipre, Baleares e Canárias. O papel do turismo na coesão económica e social das regiões insulares. Limites da industria turística.
5 - A evolução da industria turística na RAM. A evolução da procura vs a evolução da oferta. O POT e a noção de desenvolvimento sustentável. Caracterização da procura e identificação dos factores de atracção específicos do sector na Macaronésia.
6 - Introdução à economia do lazer e do turismo. Conceitos chave para análise da oferta e procura turistica. O mass tourism. Turismo em espaço rural e outros nichos de mercado
Bibliografia / Fontes de Informação:
European Commission , 2007 , Growing regions, growing Europe, ?Fourth report on economic social cohesion?, Communication from the , European Commission
Page, S., Connnell, J. (2009), , 2009 , Tourism A Modern Synthesis, Third Edition , South-Western, Cengage Learning,
Commission of the European Communities (2007), , 2007 , Communication from the Commission to the European Parliament, the Council, The European Economic and Social Committee and the Committee of the Regions, Strategy for the Outermost Regions;: achievementes and future prospects, COM (2007), 507 final , European Commission
Commission of the European Communities (2007 , 2013 , Fourth Report, on Economic and social cohesion, SEC (2007), 694 European Union, Regional Policy, Working for the regions, EU Regional Policy 2007-2013, 2008 , European Commission
García-Falcón, J., and Medina-Munõz, D. (1999 , 2009 , Sustainable tourism development in islands, a case study of Gran Canaria?, , Business Strategy and the Environment, Vol 8, No 6, pp 336?357
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Os critérios de aprovação na unidade curricular envolvem um domínio razoável de todos os elementos do programa. O primeiro teste(50%) cobre a primeira parte do programa, enquanto que no segundo teste(50%) é exigido integrar diferentes conceitos. Um dos objetivos genéricos do ensino superior é o de dotar os estudantes com competências que os permitam tornar-se estudantes autónomos e eficientes. Para além de ser capazes de listar fatos e conceitos básicos, os alunos deverão também se capazes de relacionar a aprendizagem com situações reais.Os testes escritos permitem testar várias competências ao mesmo tempo. Permitem também ao aluno demonstrar competências de ordem superior e conhecimento avançado.As sessões teórico-práticas permitem a participação/envolvimento dos alunos em discussões e análises em sala de aula, o que promove o desenvolvimento de competências comunicacionais. Os alunos com nota negativa nas frequências podem aceder à época de recurso,que está aberta a todos os alunos.