Disciplina: Arte e Cultura Regionais
Área Científica:
Cultura
HORAS CONTACTO:
74 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Proporcionar informação relevante e aprofundada acerca das principais manifestações artísticas e culturais no arquipélago da Madeira ao longo da sua história.
2 - Enquadrar, em cada período estudado, a situação desta região na rede de relações nacionais e internacionais, abrindo também perspectivas de comparação com outras regiões.
3 - Proporcionar o desenvolvimento de competências de investigação nesta área de estudo, tanto na recolha, como na selecção, interpretação e elaboração da informação, que permitam aos alunos aprofundar conhecimentos com rigor e autonomia e produzir conteúdos científicos originais.
Conteúdos / Programa:
1 - Arte, cultura e património cultural. Interação entre centros e periferias. Produção artística e mercado.
2 - As artes na Madeira do Manuelino ao Renascimento. Influência dos grandes centros nacionais e internacionais.
3 - O Maneirismo. Contexto contrarreformista nas artes.
4 - Do Protobarroco ao Barroco joanino. Espaço arquitectónico e artes decorativas. Desenvolvimento de oficinas regionais.
5 - Tardo-barroco e Rocócó. Actividade das oficinas de talha e pintura.
6 - Neoclassicismo, Romantismo e Naturalismo. Visão dos visitantes estrangeiros. A reprodutibilidade técnica da imagem. Simbolismo e Arte Nova.
7 - A introdução do modernismo e o prolongamento do gosto oitocentista. Estado Novo e escultura pública.
8 - Dinamização da produção artística insular na segunda metade do séc. XX e ligação ao panorama internacional. Equipamentos e hábitos culturais.
9 - Noções de metodologia de trabalho científico. Desenvolvimento de projetos. Apresentação e debate dos trabalhos.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Aragão, A. , 1987 , Para a história do Funchal , SREC/DRAC
Carita, R. , 2008 , História da Madeira , SRE
Freitas, E. G. , 2010 , A obra de Raul Chorão Ramalho no Arquipélago da Madeira , Caleidoscópio
Ginzburg, C. , 1991 , A micro-história e outros ensaios , Difel
Ladeira, P. , 2003 , O rococó na Madeira: a talha e a pintura do último barroco ao primeiro neoclássico , UMa
Rodrigues, R. , 2013 , A Pintura Proto-Barroca e Barroca no Arquipélago da Madeira entre 1646-1750: A eficácia da imagem , UMa
Santa Clara, I. , 2004 , Das coisas visíveis às invisíveis: Contributos para o estudo da pintura maneirista na ilha da Madeira (1540-1620) , UMa
Valente, A. C. J. , 1999 , As Artes Plásticas na Madeira: conjunturas, factos e protagonistas do panorama artístico regional do séc. XX , UMa
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A explanação dos conteúdos teóricos é feita através dos métodos expositivo e demonstrativo, complementados pelo visionamento e comentário de imagens e por visitas de estudo para contacto directo com as obras. A consolidação do conhecimento decorre da análise crítica da bibliografia disponível, de diálogos e de debates. Estes permitem esclarecer temáticas, exercitar a reflexão crítica e desenvolver a capacidade de diálogo e de argumentação. Os alunos desenvolvem pesquisas para a elaboração de trabalhos escritos. Para tal procedem à recolha de dados, à apresentação oral e discussão do trabalho em aula e à redacção de uma síntese da investigação pessoal desenvolvida. A avaliação incide na participação nas aulas, nos debates e, sobretudo, no trabalho individual de pesquisa. Percentagens:avaliação continua 20%, trabalho de investigação nº1 40%; trabalho de investigação nº2 40%.