Disciplina: História e Filosofia da Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender o desenvolvimento da educação desde a modernidade às primeiras décadas do século XX.
2 - Questionar o sentido da educação.
3 - Analisar as principais ideias pedagógicas, desde o século XVI até ao movimento da 'Escola Nova'.
4 - Refletir sobre a educação enquanto prática fundamental da existência humana.

Conteúdos / Programa:

1 - História da Educação: objeto, fontes e objetivos
2 - Filosofia da educação: questionamento do processo educativo
3 - Educação e teorias do conhecimento
4. - Renascimento e Humanismo
4.1 - A educação humanística
4.2 - Vittorino da Feltre e a Casa Giocosa
5 - A invenção da imprensa e os seus reflexos na educação
6 - A Reforma e a Contra-Reforma
6.1 - O Humanismo Cristão e a Reforma
6.2 - Os primórdios da educação universal
6.3 - O processo educativo e a Contra-Reforma
6.4 - A ação da Companhia de Jesus
6.4.1 - O Ratio Studiorum
7 - A Educação no século XVII
7.1 - O desenvolvimento da educação pública nos países protestantes
7.2 - A educação católica
7.3 - Comenius e a Didática Magna
7.4 - A educação segundo John Locke
8 - O Iluminismo
8.1 - L'Encyclopédie ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers, sob a direção de Diderot e D'Alembert
8.2 - A educação natural: Rousseau
9 - A educação no século XIX
9.1 - As reformas liberais
9.2 - Educação pública elementar
9.3 - A educação da mulher
10 - Reação contra a escola tradicional
10.1 - A Escola Nova

Bibliografia / Fontes de Informação:

J. Bowen , 1992 , Historia de la Educación Occidental , Herder
A Capitán Diaz , 1984 , Historia del pensamiento pedagógico en Europa (desde sus orígenes al precientifismo pedagógico de J. , Dykinson
O. Negrin Fajardo; J. Vergada Ciordia , 2011 , Historia de la Educación , Editorial Universitaria Ramón Areces
E. Redondo Garcia , 2010 , Introducción a la Historia de la Educación , Ariel
J. Beauté , 2004 , Courants de la pédagogie , Chronique Sociale
J. Chateau (dir.) , s. d. , Os grandes pedagogos , Livros do Brasil
M. Debesse e G. Mialaret (org.) , 1977 , Tratado das Ciências Pedagógicas , C.ª Ed. Nacional
M. Gadoti , 2004 , História das ideias pedagógicas , Ática
F. Gambi , 1999 , História da Pedagogia , Fundação Editora da UNESP
C. Gauthier e M. Tardif , 1996 , La Pédagogie: théories et pratiques de l?Antiquité à nos jours , Gaëtan Morin éditeur
T. R. Giles , 1983 , Filosofia da Educação , Ed. Pedagógica Universitária
T. R. Giles , 1987 , História da Educação , Ed. Pedagógica Universitária, Ltd.ª
O. Reboul , 2000 , A Filosofia da Educação , Edições 70
H. A. Ozmon e S. M. Craver , 2004 , Fundamentos Filosóficos da Educação , Artmed
N. Veríssimo , 2017 , História da Educação: textos de apoio , Universidade da Madeira

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas terão uma componente teórica e outra prática. A primeira será constituída por uma exposição dos temas programados, com recurso frequente à projeção de diapositivos em power point. A segunda resultará da leitura comentada de textos previamente distribuídos, individualmente ou em grupo. Avaliação: Frequência (50%). Comentários de textos e reflexões críticas (50%). A avaliação da apresentação oral destes trabalhos terá em conta os seguintes parâmetros: - Clareza na apresentação do trabalho. - Encadeamento lógico das ideias. - Nível de linguagem. - Conhecimento científico. - Originalidade. - Captação do interesse da turma. - Capacidade de argumentação e resposta.