Disciplina: Inclusão em Educação Física e no Desporto Escolar
Área Científica:
Ciências do Desporto
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Analisar e compreender as problemáticas inerentes a um ensino inclusivo nas aulas de Educação Física e no Desporto Escolar;
2 - Demonstrar uma atitude de sensibilização perante a diferença, para a necessidade de adequação do processo de ensino-aprendizagem, considerando uma organização multidisciplinar e as normas legislativas;
3 - Identificar necessidades, limitações e restrições de participação dos alunos com necessidades educativas especiais e delinear uma intervenção adequada;
4 - Elaborar e operacionalizar planos de intervenção, demonstrando o domínio de ferramentas didático-pedagógicas para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais;
5 - Conhecer e compreender algumas modalidades de Desporto Adaptado, dominando aspetos que permitam a sua implementação na escola, em contexto curricular e extra-curricular.
Conteúdos / Programa:
1 - Populações Especiais
2 - Populações Especiais, Sociedade e o Ensino: Perspetiva histórica
3 - Populações Especiais e Atividade Física
4 - Necessidades Educativas Especiais
4.1 - Conceito
4.2 - Legislação e Enquadramento Político-educativo
4.3 - Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais
5 - Educação Física e Desporto Escolar para Alunos com Necessidades Educativas Especiais
5.1 - Avaliação Psicomotora/funcional dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais
5.2 - Restrições e Limitações de Participação
5.3 - Adaptações e Alterações Curriculares
5.3.1 - Projeto Educativo Individual
5.3.2 - Definição de Objetivos, Participação e Inclusão
5.3.3 - Adaptação do Envolvimento, de Equipamentos, da organização e Dinamização da Aula
5.3.4 - Formas de Avaliação em Educação Física
5.4 - Desportos Adaptados na Educação Física e no Desporto Escolar
5.4.1 - Principais Organismos Internacionais, Nacionais e Regionais
5.4.2 - Abordagem a Diversas Modalidades de Desportos Adaptados
Bibliografia / Fontes de Informação:
Davis, R.W. , 2011 , Teaching Disability Sport: A Guide for Physical Educators , Champaign: Human Kinetics
Durstine, J.L., Moore, G., Painter, P. & Roberts S , 2009 , ACSM's Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities (3rd Edition) , Champaign: Human Kinetics
Sherrill, C. , 2004 , Adapted Physical Activity, Recreation, and Sport: Crossdisciplinary and Lifespan (6th edition). , New York: McGraw-Hill
Rouse, P. , 2009 , Inclusion in Physical Education: Fitness, Motor, and Social Skills for Students of All Abilities , Champaign: Human Kinetics.
Vickerman, P. , 2007 , Teaching Physical Education to Children with Special Educational Needs. , NewYork: Taylor & Francis
Winick, J.P. , 2011 , Adapted physical education and sport (5th edition) , Champaign: Human Kinetics
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos serão abordados através de sessões teóricas, teórico-práticas e de práticas laboratoriais. As aulas apresentam um carácter predominantemente expositivo, com recurso a material audiovisual e sustentadas por documentação em formato digital e de papel. Será igualmente solicitado a elaboração de planos de intervenção, desde a sua conceção à sua dinamização, e fomentadas situações de debate, de cooperação, de análise e de reflexão crítica entre os alunos. A avaliação na presente unidade curricular assentará nos seguintes regimes de avaliação e parâmetros: a) Avaliação periódica, através de uma frequência teórico-prática (25%), um trabalho individual (20%) e um trabalho em grupo (35%); b) Avaliação contínua (20%) baseada nos seguintes parâmetros: assiduidade às atividades letivas, intervenções pertinentes e fundamentadas.