Disciplina: Didática da Educação Física e Desporto IV

Área Científica:

Didática

HORAS CONTACTO:

72 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir e aplicar conhecimentos didáticos no âmbito do ensino do Atletismo, da Ginástica, da Natação e das Atividades Rítmico Expressivas/Dança em atividades relativas à Educação Física;
2 - Desenvolver uma atitude de autoanálise crítica alicerçada em variáveis decorrentes do estudo da eficácia pedagógica;
3 - Planear unidades didáticas utilizando os conteúdos do Atletismo, da Ginástica, da Natação e das Atividades Rítmico Expressivas/Dança;
4 - Desenvolver competências profissionais no âmbito da lecionação do Atletismo, da Ginástica, da Natação e das Atividades Rítmico Expressivas/Dança;
5 - Valorizar a dimensão humana e cultural do Desporto, cultivando a competência desportiva e entusiasta.

Conteúdos / Programa:

1 - Contextualização das potencialidades do Atletismo, da Ginástica, da Natação e das Atividades Rítmico Expressivas/Dança no âmbito do Sistema Educativo (ensino básico e secundário).
2 - O ensino/aprendizagem destas atividades desportivas, no que concerne:
2.1 - História e influências sociológicas que condicionaram a sua atual expressão;
2.2 - Regulamentos e segurança da atividade;
2.3 - Instalações, equipamentos e material a utilizar/adaptar;
2.4 - Variáveis fundamentais a equacionar no processo ensino aprendizagem;
3 - Unidade(s) didática(s) mono e poli temáticas - vantagens e desvantagens. Contextualização em diferentes níveis de ensino e objetivos a atingir
4 - Análise de situações em diferentes contextos.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Silva, L. Simões, J., Silva, D., Nóbrega, M. & Lopes, H. , 2016 , Abordagem lúdica e competitiva do Atletismo. , Universidade da Madeira
Araújo, C. , 2013 , Manual de Ajudas em Ginástica , Porto Editora
Albuquerque, A , 1995 , Ginástica Desportiva Como se ?joga?? , Porto Editora
Moreira, J. & Araújo, C. , 2004 , Manual Técnico e Pedagógico de Trampolins. , Porto Editora
Batalha, A. , 2004 , Metodologia do Ensino da Dança. , FMH Edições.
Correia, A., Fernando, C. & Lopes, H. , 2013 , Dança e Emoções. , UMa
Russo, H. , 2005 , La Dança en la escuela. , INDE publicações
Carvalho, M.C. , 1994 , Natação. Contributo para o Sucesso do Ensino-Aprendizagem , Gráfica 2000
Catteau, R.; Garoff, G. , 1990 , O ensino da natação , Manole
Sarmento, P.; Carvalho, C.; Florindo, I.; Raposo, V. , 1982 , Aprendizagem Motora e Natação , Ed. ISEF
Lopes, H., Vicente, A., Prudente, J., Simões, J. & Fernando, C., , 2016 , Contributos para a rotura do processo pedagógico ? Operacionalização ao nível do Atletismo e do Judo em contexto escolar. , UMa
Vários , 2012 , Atletismo Dossier do Professor ? Fundamentos, Correr, Saltar, Lançar. Lisboa , FPA

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologias de ensino (avaliação incluída): Em cada um dos quatro módulos (Atletismo, Ginástica, Natação e Atividades Rítmico Expressivas/Dança), os conteúdos programáticos são abordados em sessões teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais, com possibilidade de intervenção, discussão e esclarecimento de dúvidas. É incentivado o desenvolvimento de pesquisas e leituras suplementares sobre o ensino destas atividades desportivas, assim como a realização de planos e relatórios de prática pedagógica. É valorizada a participação dos alunos nas aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais através do questionamento e aplicação dos conhecimentos e competências de lecionação, por isso, é exigida uma assiduidade mínima de 75%.